Notorious
Siouxsie And The Banshees - Tinderbox

Contra Capa do CD


Tinderbox é o sétimo álbum de Siouxsie And The Banshees lançado em 1986, mesmo sem a beleza límpida de Kaleidoscope e a intensidade de Juju, Tinderbox Traz duas músicas clássicas da banda " Candyman" e "Cities In Dust".

Essa última é simplesmente a canção mais conhecida da banda e trata da explosão do vulcão Vesúvio em Pompéia (Itália). Também fizeram uma participação no filme Out Of Bonds - Chuva de Chumbo cantando "Cities In Dust. Entretanto, apesar do sucesso que a música alcançou atingindo pela primeira vez o top 100 americano, essa também foi uma época dificíl para a banda. Siouxsie brigava freqüentemente com Budgie por causa de ciúmes, chegando a chutar uma janela de vidro. Além de machucar um nervo das costas, Siouxsie também chegou a deslocar o joelho durante um show da turnê realizada em 1985. Toda essa onda de brigas e confusões acabou por azedar o clima na banda. 1986 também foi o ano da turnê em terra brasilis, fizeram memoráveis shows em novembro, São Paulo (27 e 28), em Santos (29) e Rio (30 e 01/12).


Lado A da Versão Vinil

Nesse álbum entra o novo guitarrista (ex Clock DVA) John Carruthers Valentine no lugar de Robert Smith (The Cure) que sairia da banda por desentendimentos com Siouxsie, a ponto de um falar mal do outro em entrevistas.

Além das memoráveis " Candyman" e "Cities In Dust" o álbum traz outras canções sobreposta a ritmos maravilhosos como "The Sweetest Chill" e uma inspirada canção instrumental "The Quarterdrawing of the Dog" sendo essa lado b de "Cities In Dust" incluida na versão em cd do albúm.


Capa do Single de Cities in the Dust

Faixa a Faixa
1 - Candyman
Lançada como segundo single da banda, a letra fala sobre Ronald Clark O'Brian "apelidado de Candyman" que foi condenado por matar seu filho de oito anos de idade no Halloween de 1974, dando-lhe doces envenenado afim de reinvidicar o seguro de vida..
2 - The Sweetest Chill
A voz de Siouxsie se encaixa perfeitamente nessa faixa do álbum que é extremamente obscura e melancólica, não deixando para trás os inspirados solos de guitarra e a sonoridade nostalgicamente dramática.

FICHA

Siouxsie & the Banshees - Tinderbox
Data de Lançamento:
1986
Número de Faixas: 13
Estilo: Pop/Gótico
Tempo Aproximado: 60 minutos

Faixa-a-Faixa:

01. Candyman
02. The Sweetest Chill
03. This Unrest
04. Cities In Dust
05. Cannons
06. Party's Fall
07. 92°
08. Lands End
09. The Quarterdrawing of the Dog
10. An Execution
11. Lullaby
12. Umbrela
13. Cities In Dust (Extended Version)


Baixo [Elétrico], Teclados - Steven Severin
Bateria, Percussão - Budgie (2)
Guitarra, Teclados - John Valentine Carruthers
Mixagem - Steve Churchyard
Mixagem [Assistente] - Nick*
Fotografia - Joe Lyons
Gravaçõa - Hugh Jones (Faixas: A1 to A3, B1 to B4)
Vocais - Siouxsie Sioux
Escrito por - Siouxsie & The Banshees


Gravadora: Polydor

3 - This Unrest
É surpreendente as guitarras agonizarem em uma sonoridade extremamente dark. Faixa que Siouxsie usa sua voz de forma áspera e preciosamente agressiva mas delicada. Em uma trecho da letra de "The Unrest" Siouxsie diz "Está inquietação crucifica meu peito.", é incrivel o talento dela para frazes melancólicas.

4 - Cities In Dust
Música de maior sucesso da banda, lançado como primeiro single de Tinderbox em 1985. A canção descreve obliquamente a cidade de Pompéia, destruída em uma erupção vulcânica em 79AD. "Cities in Dust" tambem fez muito sucesso em danceterias e chegou ao número 21 no UK singles chart e também era o primeiro sucesso significativo da banda, subindo para o número dezessete nos EUA Hot Dance Club Play Chart.

5 - Cannons
Outra grande música do álbum, sem comentários a parte instrumental da música, baixo extremamente incrível em um casamento perfeito com os outros instrumentos e a voz inconfudível da rainha dos góticos.

6 - Party's Fall
Novamente com sua voz inconfudível Siouxsie dá o clima perfeito para essa faixa do álbum.

7 - 92 degrees
As guitarras e a bateria ganham grande destaque nessa música, faixa que também segue um sampler no seu início construindo assim, um clima sombrio e melancólico. Musica muito bem produzida pela banda.

8 - Lands And
A letra dessa música é uma verdadeira assombração,a sonoridade fria e obscura dá um aperitivo a mais em Lands And.

9 - The Quarterdrawing of the Dog
Grande faixa instrumental do álbum, perfeita em seus instrumentos e sensibilidade, música que é lado b do single "Cities In Dust" incluída na versão em cd do álbum, vale a pena conferir essa song e se deixar levar pela sua sensível harmonia sonora.


Capa do Single de Candyman

10 - An Execution
Outro lado b de "Cities In Dust", ao melhor estilo, obscuro e sombrio.
11 - Lullaby
Lado b do single "Candyman", a banda atinge seu potencial nessa linda canção, novamente a parte instrumental se eleva em uma sonoridade perfeita.
12 - Umbrela
Lado b do single "Candyman" a música complementa de maneira perfeita a um estilo mais frio e sombrio em uma agonia assustadora.
13 - Cities In Dust (Extended Version)
Versão remixada de Cities In Dust que também fez muito sucesso nos anos 80.


Versão CD
Curiosidades

O álbum foi argumentado sobre a edição em cd que contém os b-sides incluídas como faixas bônus de 1986.
"The Quarterdrawing of the Dog" (B-side of "Cities in Dust")
"An Execution" (B-side of "Cities in Dust")
"Lullaby" (B-side of "Candyman")
"Umbrella" (B-side of "Candyman")
"Cities in Dust" (versão estendida) "
Em 2009 foi lançada uma edição remasterizada do álbum com novas faixas bônus.
2009 Reedição remasterizada faixas bônus
"Cities in Dust" (extended version)
"The Sweetest Chill" (Chris Kimsey 12" - unreleased version)
" Song Fron the Edge of the World" (JVC Version - unreleased version)
"Starcrossed" (unreleased track)


Fernando Krafty