Notorious

The Smiths - Hatful of Hollow


Contra Capa

Depois de alguns meses após o lançamento do seu álbum de estréia em 1984, a banda lança em 12 de novembro do mesmo ano, o  Hatfull of Hollow, álbum que teve como umas das principais características o reaparecimento de algumas songs de seu antecessor. E por esse motivo, muitos confundem ou pensam que o álbum Meat Is Murder lançado em 85 é o segundo da banda, o que não é verdade, afinal o disco conta também com novas criações da genial banda Smiths.

Hatfull of Hollow  foi o primeiro disco da banda a sair no Brasil, precedido pelo single "The Boy With The Thorn In His Side".

Muitos críticos na época acharam um oportunismo da banda e da gravadora, diziam que lançaram esse novo álbum somente para continuarem na mídia e lucrarem.

Lado A do Vinil


Morrisey não gostou das declarações na época, disse que esse lançamento era um ótimo trabalho da banda e que o principal motivo de terem o lançado, foi que várias pessoas escreveram para eles solicitando que lançassem uma coletânea com suas gravações e apresentações em rádio, além de seus singles.

Independentemente de ser verdade ou não, o disco fez sucesso, além de ser um prato cheio para os fãs terem versões diferentes de musicas que foram de grande sucesso( afinal, das dezesseis músicas presentes no compacto, dez foram compostas das gravaçoes da Radio BBC em 1983), e é nesse  álbum que surgiram duas de suas mais maravilhosas canções, "Heaven Knows I'm Miserable Now" e "How Soon Is Now?", que em seguida viraram importantes singles da banda, sendo que o primeiro chegou a atingir o top 10 britânico.

Outras belas músicas também compõem esse álbum primordial, “William, It Was Really Nothing”, “Girl Afraid”, “Please, Please, Please, Let Me Get What I Want” e “Hand In Glove”

 
FICHA

  "The Smiths Hatful of Hollow"
Data de Lançamento:
1984, 15 faixas

Faixa a Faixa:
01.William It Was Really Nothing
02.What Difference Does It Make
03.These Things Take Time
04.This Charming Man - The Smiths
05.How Soon Is Now?
06.Handsome Devil
07.Hand In Glove
08.Still Ill
09.Heaven Knows I'm Miserable Now
10.This Night Has Opened My Eyes
11.You've Got Everything Now
12.Accept Yourself
13.Girl Afraid
14.Back To The Old House
15.Please Please Please Let Me Get What I Want

Gravadora: Rough Trade

 


Lado B do Vinil

Essa junção de novas composições com musicas regravadas acabou sendo um casamento perfeito, já que muitos fãs consideram as versões de rádio superiores das regravações.

Se você gosta da banda e ainda não ouviu esse álbum, aproveite e descubra para ver se  também não irá preferir as versões nele contida e, quem sabe ser um dos seus preferidos dos Smiths.

 

Paula Agapito