Notorious
Trilha sonora do filme - Sonhos Rebeldes

 


Primeiro vamos falar um pouco sobre o filme que deu origem a esta trilha sonora, "Valley Girl" de 1983 chegou no Brasil como "Sonhos Rebeldes" dirigido por Martha Coolidge e estrelado por Nicolas Cage e Deborah Foreman, este filme conta a história de uma garota nascida e criada num bairro de classe média (Deborah Foreman) que depois de terminar com o namorado ela vai até a festa mais esperada da cidade, e lá acaba conhecendo o punk Randy (Nicolas Cage) e os dois se sentem imediatamente atraídos um pelo outro.

Entretanto esta relação não irá agradar a todos pela diferença de classes sociais e ela terá que escolher entre o amor pelo rapaz ou a aprovação da sociedade. Digamos que se encaixaria bem num "Romeu e Julieta" dos anos 80.

Ah não podemos esquecer que este filme marcou a estréia de Nicolas Cage como protagonista de um filme.
Agora vamos a trilha sonora que conta com alguns artistas que na época estavam sendo lançados como Plimsouls e Josie Cotton, e outros mais conhecidos como Men at Work e Psychedelic Furs.

1. A Million Miles Away - The Plimsouls
2. Johnny, Are You Queer? - Josie Cotton
3. Eyes Of A Stranger - Payolas
4. Angst In My Pants - Sparks
5. Who Can It Be Now? - Men At Work
6. Everywhere At Once - The Plimsouls
7. I La La La Love You - Pat Travers' Black Pearl
8. He Could Be The One - Josie Cotton
9. Love My Way - Psychedelic Furs
10. Jukebox (Don't Put Another Dime) - The Flirts
11. The Fanatic - Felony
12. She Talks In Stereo - Gary Myrick & The Figures
13. Oldest Story In The World - The Plimsouls
14. School Is In - Josie Cotton
15. I Melt With You - Modern English
FICHA

"Trilha sonora do filme – Sonhos Rebeldes"
Data de Lançamento:
1983
Número de Faixas:15
Estilo: Synthpop, New Wave, Pop Rock
Tempo Aproximado: 51 minutos

Faixa-a-Faixa:


01. The Plimsouls - A Million Miles Away - 3:44
02. Josie Cotton - Johnny, Are You Queer? - 2:46
03. Payola$ - Eyes Of A Stranger - 3:33
04. Sparks - Angst In My Pants - 3:30
05. Men At Work - Who Can It Be Now? - 3:23
06. The Plimsouls - The - Everywhere At Once - 3:19
07. Pat Travers - I La La La Love You - 3:37
08. Josie Cotton - He Could Be The One - 2:48
09. The Psychedelic Furs - Love My Way - 3:40
10. The Flirts - Jukebox (Don't Put Another Dime) - 3:45
11. Felony - The Fanatic - 3:36
12. Gary Myrick & The Figures - She Talks In Stereo - 4:00
13. The Plimsouls - Oldest Story In The World - 3:22
14. Josie Cotton - School Is In - 2:34
15. Modern English - I Melt With You - 3:48




Gravadora: Rhino Records

Muitas das canções foram hits menores em 1982-1983 como por exemplo "Johnny, are you queer?" de Josie Cotton que foi um sucesso regional no sul da Califórnia.

Eyes of a stranger dos Payolas e A million miles away do The Plimsouls também foram sucessos moderados em 1982 chegando a 11º e 22º lugar na parada da Billboard e Melt with you do Modern English alcançou 78º lugar em 1983.

Nos créditos finais do filme mostram musicas do Clash, Bananarama e o Jam mas estas musicas não são ouvidas no filme, depois que o filme foi concluído surgiram problemas em adquirir os direitos das musicas.



Em 1994, a Rhino Records lançou uma compilação de musicas de trilha sonora do filme e esta compilação conseguiu a posição de 155º na Billboard, isto foi seguido por um segundo volume intitulado "More music from the soundtrack Valley Girl".

Destacamos aqui a música I Melt With You do Modern English, uma banda que vem da mesma região que o Depeche Mode, Essex na Inglaterra. Sem dúvida a música I Melt With You é um dos principais sucessos desta Banda.

A música foi produzida por Hugh Jones que também, produziu músicas para o Echo & the Bunnymen e Simple Minds.

Ficou entre as TOP 100 da Billboard em 1983 e também este entre as TOP 100 da VH1 como as melhores músicas dos anos 80. Um ótima canção que temos o prazer de ouvir na pista Autobahn.

Vale lembrar que a Banda Modern English passou pela gravadora independente 4AD que gravou sucessos de ótimas Bandas como: X-Mal, Dead Can Dance, Cocteau Twins, Clan Of Xymox, Bauhaus, Tones On Tail, Pixies e M|A|R|R|S.


Outro grande destaque é Love My Way do Psychedelic Furs que simplesmente sensacional. A banda em si já teve suas músicas em diversos filmes como: A Garota de Rosa-Shocking , Alguém muito Especial e Afinado no Amor, filmes que com certeza dispensam comentários pela qualidade musical.

A música Love My Way também está presente na série Cold Case e na série Hung da HBO. Além do filme de 2006 chamado Start for 10 e na série do jogo GTA.
Uma música muito gostosa de se ouvir, algo que o Psychedelic Furs faz muito bem em diversas musicas, além da Banda ter servido de inspiração para muitas outras Bandas.

Uma pena que a música não fez tanto sucesso no Brasil no começo dos anos 80 já que algumas rádios estavam mais preocupadas em divulgar ainda o estilo Disco e outras com os terríveis rock farofa americanos. Ao contrário de outros países como por exemplo a Nova Zelândia, onde esta música ficou entre as “10 mais” por 21 semanas seguidas. Além de ter ficado em 42º lugar na Inglaterra e 44º lugar na Billboard americana.

Nanda Ramona e Vanderlei Schiavolin