Notorious

Tears for Fears - The Seeds of Love


 
FICHA

"Tears for Fears - The Seeds of Love"
Data de Lançamento:
1989
Faixas: 8 faixas
Duração: 49 minutos aprox.
Estilo: Pop Rock

Faixa a Faixa:

Lado A
01. Woman In Chains 6:30
02. Badman's Song 8:32
03. Sowing The Seeds Of Love 6:16
04. Advice For The Young At Heart 4:52

Lado B
01. Standing On The Corner Of The Third World 5:30
02. Swords And Knives 6:14
03. Year Of The Knife 7:06
04. Famous Last Words 4:23


Produtor - David Bascombe, Tears For Fears

Gravadora: Fontana

 

The Seeds of Love é o terceiro álbum gravado pela banda inglesa Tears For Fears e que foi lançado em 25 de Setembro de 1989. O disco teve um custo altíssimo de produção e nesse álbum é possível identificar influências que vão do jazz ao blues, passando até pelos Beatles. O disco abre em grande estilo com a balada "Woman In Chains" que acabou se tornando hit no mundo inteiro, inclusive no Brasil. "Woman In Chains" conta com a participação super especial de Phil Collins na bateria e Oleta Adams que aparece com destaque dividindo os vocais com Roland Orzabal. A banda viu Oleta pela primeira vez nos Estados Unidos, durante a sua turnê em 1985. Esperando que Oleta pudesse adicionar algo mais orgânico a música, trazendo mais alma para o som da banda, eles a convidaram para participar do disco. Além de "Woman In Chains", Oleta Adams aparece nas faixas "Badman´s Song" e "Standing On the Corner of the Third World".

A segunda faixa do disco é "Bad Man´s Song" que foi a primeira música composta para o álbum. Essa música foi escrita durante a turnê da banda em 1985, enquanto Roland Orzabal escutou dois membros do pessoal que acompanhava a banda o criticando em um quarto de hotel. A canção foi co-escrita por Orzabal e o tecladista Nicky Holland que estava com a banda na época. "Bad Man´s Song" tem quase nove minutos de duração e é perfeita para ouvir, relaxar e viajar pois aqui mais uma vez Orzabal e Oleta Adams dão um verdadeiro show. Na sequência temos a música "Sowing The Seeds of Love" que foi escrita em junho de 1987, na mesma semana na qual Margaret Thatcher e o Partido Conservador ganharam um terceiro mandato consecutivo (há uma citação na letra: "Politician granny with your high ideals, have you no idea how the majority feels que pode ser traduzida como: "Vovó política, você não tem ideia de como a maioria se sente". "Sowing The Seeds of Love" foi o primeiro single lançado do disco em agosto de 1989 e se tornou hit no mundo inteiro. A música ficou em quinto lugar no Reino Unido, segundo lugar nos Estados Unidos e em primeiro lugar no Canadá.

A quarta música de The Seeds of Love é "Advice For the Young at Heart" que é a única faixa do disco em que a voz principal é de Curt Smith. Essa música também foi lançada como single e alcançou o top 10 tanto em 1990 quanto no seu relançamento em 1993 no Brasil, mas no resto do mundo teve um sucesso moderado. O fato é que "Advice For the Young at Heart" é uma música linda e que conta com um belíssimo clipe e até hoje é muito executada nas rádios brasileiras. "Standing On the Corner of the Third World" aparece na sequência trazendo ainda de forma mais evidente as influências de jazz na sonoridade do Tears. "Swords and Knives" já traz um pouco de jazz também, mas com uma pegada mais animada e com um solo de guitarra maravilhoso. A penúltima faixa é "Year of the Knife" que vem com uma bateriada acelerada e com algumas mudanças de clima durante os seus quase sete minutos de duração.

The Seeds of Love se encerra com "Famous Last Words" de uma forma calma e bem tranquila. A banda embarcou em uma turnê mundial em 1990 para promover The Seeds of Love, contando com Oleta Adams abrindo os shows e também tocando com a banda (seu disco solo Circle of One foi produzido por Roland Orzabal). E foi durante essa turnê que o Tears For Fears esteve no Brasil pela primeira vez, tocando em São Paulo e no Rio de Janeiro na segunda edição do festival Holywood Rock ao lado de nomes como Eurythmics e Terence Trent D`arby. The Seeds of Love fez sucesso no mundo todo e entrou em primeiro lugar no Reino Unido e seria o último disco da dupla Orzabal e Smith por mais de uma década.

O álbum foi remasterizado e relançado em 1999 contando com 4 faixas extras. Não deixe de conferir os clássicos desse grande disco e de toda a carreira do Tears For Fears na pista do Projeto Autobahn esse sábado!


Ronaldo Martins Lima