Notorious
The Cars - Heartbeat City

Encarte do Vinil de "Heartbeat City "

Lado A

"Heartbeat City", quinto álbum lançado pelo The Cars em 1984, representa bem a era New Wave.

Com Ric Ocasek e Benjamin Orr alternando nos vocais e utilizando uma combinação interessante de sintetizadores com guitarra, o disco sem dúvidas é considerado o melhor da banda e o que mais lhe rendeu hits nas rádios.

Produzido pelo gênio Robert John "Mutt" Lange, uma verdadeira lenda no quesito produção de álbuns, trabalhando para Huey Lewis and the News, Billy Ocean e Bryan Adams, conseguiu que o disco se tornasse um dos maiores lançamentos do ano de 1984.

Na época do lançamento, a MTV estava no auge e era a maior ferramenta de marketing usada pelos artistas e o The Cars soube muito bem como aproveitar essa veloz máquina de divulgação, investindo com muita criatividade e inovação em seus videoclipes. Um bom exemplo disso é "You Might Think", um hino da MTV e um dos primeiros vídeos a usar computação gráfica, o que lhe rendeu o prêmio de melhor vídeo do ano no Vídeo Music Awards de 1984.

Mas nem tudo era perfeito, enquanto "Heartbeat City" ia de vento em polpa nas vendas e execuções em rádios, a relação entre os membros da banda não ia nada bem. Entre fofocas da mídia, que falavam do problema de ego de Ric Ocasek, que por ser o líder da banda queria estar no centro das atenções e provocava ciúmes entre os demais, mas Ric sempre negou esse problema, alegando que "não era a banda dele" e sim que todos os componentes eram importantes e com a saída de qualquer um deles, não haveria mais a banda. Sendo verdade ou mentira, o grupo só gravou mais um trabalho depois desse e depois se separaram.


Lado B

Faixa a Faixa

Hello Again - O disco abre com a quarta música de trabalho e que virou um hit, impulsionado por um videoclipe bastante ousado, pelo menos para os padrões da época, onde um carrinho de brinquedo "passeia" pelos seios nus de uma bela modelo.

Ric Ocasek convidou Andy Warhol para dirigir o vídeo, que misturou um pouco de arte moderna, como por exemplo a palavra "hello" aparece em diversos lugares, em camisetas, nas línguas das pessoas etc.

Looking For Love - Música que facilmente se tornaria um sucesso, caso fosse lançada como single, pois além da excelente sonoridade, Ric Ocasek caprichou nos vocais.

Magic - Segundo single do álbum, "Magic" se tornou um clássico do verão de 1984.

O criativo vídeo se passa em uma festa com várias pessoas com os mais variados estilos e Ric Ocasek canta andando em uma piscina enquanto as pessoas tentam imitar seu poder de andar sobre as águas, só que todas caindo na água ao tentar fazê-lo. Ric admitiu que durante as filmagens, estava com medo de cair na água também.

FICHA

"The Cars - Heartbeat City "
Data de Lançamento:
13 de março de 1984, 10 faixas, 37 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. Hello Again (3:47)
02. Looking For Love (3:52)
03. Magic (3:57)
04. Drive (3:55)
05. Stranger Eyes (4:26)
06. You Might Think (3:04)
07. It's Not The Night (3:49)
08. Why Can't I Have You (4:04)
09. I Refuse (3:16)
10. Heartbeat City (4:31)

Produzido por: Robert John "Mutt" Lange
Engenheiro de som: Niguel Green
Mixagem: Mike Shipley
Masterizado por: Bob Ludwig, George Marino
Fotografia: Doris Kloster / George Holz
Capa: Cathy Henszey, David Robinson e Peter Phillips
Gravadora: Elektra

Drive - É o maior hit internacional da banda, bastante executada até nos dias de hoje em rádios de músicas suaves e nos programas "love songs" da vida. Quem está nos vocais é o baixista Benjamin Orr e essa música originalmente deveria estar no disco solo do Ric Ocasek, mas eles resolveram colocá-la no disco por estar "melhor cantada" na voz de Benjamin.

Ao contrário do que muitos pensam, "Drive" não é uma canção romântica e sim sobre depressão e melancolia. Ric Ocasek achou até estranho a gravadora te-la escolhido como single, pois achou que não iria emplacar a canção considerada simples.

O vídeo retrata um momento dark e profundo de confusão emocional. Se passa numa instituição de doentes mentais onde a modelo Paulina Poriskova (futura esposa de Ocasek) está internada por distúrbios decorrentes de seu último relacionamento.

Stranger Eyes - Interessante faixa, que conta com uma pegada mais intensa na bateria e baixo. Cantada também por Benjamin Orr, essa música aparece no trailer do filme "Top Gun", mas não foi lançada em sua trilha sonora.

You Might Think - Carro-chefe do disco, fez um enorme sucesso também devido ao seu bem trabalhado vídeo, onde Ric Ocasek aparece perseguindo a modelo Susan Gallagher em sua alucinações, tais como, na forma de uma mosca, dentro de seu relógio e porta-retratos, tornando o vídeo muito engraçado, um dos pioneiros a utilizar computação gráfica, antes mesmo do consagrado "Money for Nothing", do Dire Straits.



It's Not the Night - Música que tem uma leve influência do Kraftwerk ao utilizar efeitos sonoros computadorizados mesclado com bons solos de guitarra, simplesmente perfeita!!!!

Why Can't Have You - Foi o último single do álbum e a música é pouquíssimo conhecida, mas se tornou um item raríssimo entre os fãs, pois o lado B tem a música "Breakway", que não foi incluída no disco e saindo somente no disco "The Cars Anthology" de 1995.

O videoclipe também é super raro de ser exibido e até mesmo de encontrá-lo na Internet.

I Refuse - Canção com boa melodia cuja letra fala de amor próprio, alguém se recusando a ser capacho de outra pessoa, como está expresso no refrão "Baby I refuse, you can pick or choose, find somebody else to use, cause I refuse to come along".

Heartbeat City - Faixa-título do álbum, é claramente percebida a influência new romantic de bandas como Duran Duran e Culture Club.
Uma verdadeira obra-prima da era new wave, é um álbum indispensável para qualquer amante dos anos 80!!!

Carlos Simões