Notorious
Thomas Dolby - The Golden Age of Wireless

 


Capa

Poucos artistas mostram a ciência através dos sintetizadores e Thomas Dollby é um deles. Em 1982 ele lançou o seu primeiro álbum "The Golden Age of Wireless" totalmente futurista e a frente de sua época . Aqueles que apreciam sintetizadores típicos do início dos anos 80, em um estilo puro e nostálgico, vai adorar esse trabalho.

FICHA

"Thomas Dolby - The Golden Age of Wireless"
Data de Lançamento:
1983
Número de Faixas: 10
Estilo: Synth Pop
Tempo Aproximado: 43 minutos

Faixa-a-Faixa:

01. She Blinded Me With Science 3:38
02. Radio Silence 3:43
03. Airwaves 5:23
04. Flying North 3:50
05. Weightless 3:43
06. Europa And The Pirate Twins 3:17
07. Wind Power 4:16
08. Commercial Breakup 4:16
09. One Of Our Submarines 5:09
10. Cloudburst At Shingle Street 5:41

Engenheiros: Barry Kingston, Chris Birkett, Chris Stone, Graham Carmichael, Martin Levan, Mike Hedges, Peter Woolliscroft, Tim Hunt e Wally Brill
Produtor:
Thomas Morgan Dolby Robertson
Produção - Thomas Dolby

Gravadora: EMI

The Golden Age of Wireless, foi um álbum incrível na explosão do synthpop, Thomas Dolby não era apenas um grande músico. Ele tinha grande criatividade e habilidades de composição. É muito ruim para a maioria dos fãs dos 80 só conhecerem Thomas Dolby por causa de "She Blinded Me With science", seu maior sucesso. Este álbum é realmente muito diferente, e cada canção é uma obra-prima. O álbum foi lançado cinco vezes, cada um com as mudanças na ordem das músicas e canções incluídas, ou mesmo, incluindo uma versão diferente de "Radio Silence" ou extendida de "She Blinded Me With Science".

Esse álbum de estréia, Dolby alcançou 13º posição na Billboard Chart e a música "She Blinded Me With Science" conquistou a 5° posição no EUA Hot 100. Embora grande parte do álbum seja composto por vários instrumentos como sintetizadores e samplers, outros instrumentos são usados que variam de gaita a percussão.

.


Capa do Single
"Radio Silence"

Faixa a faixa:
1 - She Blinded Me With Science
O maior sucesso de Thomas Dollby . Foi lançado como single no Reino Unido em outubro de 1982 e foi posteriormente incluído no EP "Blinded Of Science" e na segunda edição do álbum de estréia "The Golden Age of Wireless"

2 - Radio Silence
Outra grande faixa do álbum, lançada em duas versões, uma em um estilo mais rock e a outra mais synth, sobreposta em edições diferentes do álbum. A música referência a uma mulher chamada Caroline, a letra fala de um amor perdido, como uma frequência de rádio vazia.

3 - Airwaves
Música um pouco mais lenta mas que tem um ritmo gostoso de ouvir. Muito bem produzida e com uma letra bem futurista que fala sobre ondas de rádio e que as pessoas nunca lêem as ondas de um rádio.


Capa do Single
'She Blinded Me With Science"

4 - Flying North
Incrível o início eletrônico dessa canção com sintetizadores inspiradissímos ao melhor estilo synth pop seguido por uma bateria eletrônica maravilhosa.

5 - Weightless
Música que lembra muito em sua sonoridade Gary Numan, a letra fala de um relacionamento fracassado entre duas pessoas.

6 - Europa And The Pirate Twins
Mais uma vez um inicio eletrônico com o uso de sintetizadores de qualidade, outros instrumentos pode ser ouvidos nessa song como uma gaita, é incrivel como Thomas Dolby sempre esteve a frente de seu tempo.


7 - Windpower
Efeitos digitais complementa essa song em seu inicio, Thomas utiliza de forma brilhante vários efeitos sonoros e uma sedutora atmosfera eletrônica.

8 - Commercial Breakup
Guitarra, baixo, percussão e teclados eleva a música em sequências rítmica interessante , além de uma ótima performance de Thomas nos vocais.

9 - One Of Our Submarines
Uma das melhores músicas do álbum na minha opinião, perfeita em seu ritmo, lembrando novamente Gary Numan em sua perfeita sonoridade. Vale a pena apreciar essa song.

10 - Cloudburst At Shingle Street
Última música do álbum que expressa perfeitamente a sofisticação e a genialidade de um grande músico e produtor chamado Thomas Dolby.

Fernando Kraft