Notorious

Toy Dolls - Dig That Groove Baby

Capa Vinil

Toy Dolls é uma das bandas marcantes dos anos 80, ainda mais quando o assunto são as festinhas de garagem mais underground que seguiam mais o estilo punk rock e skate.

FICHA

"Toy Dolls - Dig That Groove baby"
Data de Lançamento:
1983
Faixas: 14 faixas
Duração: 39 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
01. Theme Tune 7:22
02. Dig That Groove Baby 5:20
03. Dougy Giro 2:37
04. Spiders In The Dressing Room 2:54
05. Glenda And The Test Tube Baby 3:16
06. Up The Garden Path 2:45
07. Nellie The Elephant 3:26
08. Poor Davey 3:23
09. Stay Mellow 2:18
10. Queen Alexandra Road Is Where She Said She'd Be, But Was She There To Meet Me... No Chance 2:17
11. Worse Things Happen At Sea 2:40
12. Blue Suede Shoes 2:16
13. Firey Jack 2:50
14. Theme Tune 0:20


Gravadora: Volume Records


Essa banda “um pouco “ diferente começou sua história no final de 79 e depois se destacou nos anos 80 com um estilo punk rock sem os mesmos estilos de acordes musicais das mesmas bandas do gênero, além de um estilo ímpar e suas bizarrices em alguns comportamentos, até mesmo em cuspir no público, apesar de que no Brasil o vocalista e guitarrista Olga também levou a dele com um soco na cara de um Skinhead no Projeto SP.

Coisas do destino, Toy Dolls foi uma banda em que algumas fases de sua estrada conseguiram agradar punks e skinheads.

Toy Dolls levou um tempo para atrair a simpatia de parte do público punk, ainda mais que na época outras bandas como GBH e The Exploited tinham as letras de suas musicas mais em forma de protesto ao contrário de algumas do Toy Dolls em termos de ironizar. Além de um grave problema que a banda enfrentou em ter um baterista que ficasse mais tempo na banda.


Contra capa do vinil
Após terem acabado o contrato com a gravadora EMI, foram para a Volume Records e surgiu o álbum “Dig That Groove Baby”. Este álbum leva destaque do anterior no Brasil, mesmo o anterior pela EMI terem músicas como: "I’ve Got Asthma" e "Se Goes to Fino’s", que infelizmente foi mais divulgada em campeonatos de skate que passavam na TV do que reconhecidas pelas emissoras de rádios no Brasil, salve raríssimas exceções.

Já o álbum “Dig That Groove Baby” teve uma maior destaque e de certa forma a banda tinha se “popularizado” no Brasil, como a própria música que leva o nome do álbum.

A música em si é uma verdadeira indireta aos “modinhas” que tinham na época que infelizmente existem até hoje. Ironiza de forma sutil os estilos musicas e a própria forma que as pessoas se vestiam.

Este álbum tem músicas que realmente só conversando com o próprio Olga para termos uma exatidão de suas letras, é o caso da “Spiders in the Dressing Room” onde a música inteira fala de uma aranha no camarim. Rsrs

Toy Dolls é assim, um estilo punk rock e com um som interessante com muita guitarra e músicas bizarras, algumas indiretas e outras bem irônicas. Conseguiu ser uma banda com humor mesmo que freqüentada por punks e skinheads em seus shows.

"Nellie the Elephant" foi escrita em 1956 por Ralph Butler e Peter Hart e utilizado em canções infantis que posteriormente foi regravado por Toy Dolls que sem dúvida foi à música mais popular deles no Brasil os anos 80 e conhecida até hoje por muita gente. Uma música que disparou nas rádios, danceterias e lógico, nas famosas festas com lona portão dos bairros das mais diversas classes sociais. Essa música sem dúvida é uma viagem no tempo!

"Blue Sued Shoes" foi primeiramente gravada e escrita por Carl Perkins e um hit de sucesso com Johnny Cash e Elvis Presley. Toy Dolls fez sua versão engraçada no início da canção e cantam em uma velocidade incrível de ser praticamente impossível de ficar parado nas pistas. Foi uma regravação de grande sucesso também pro Toy Dolls que fizeram o reconhecimento dessa banda no Brasil.

Curiosidades:

Toy Dolls foi extremamente bem recebido no Japão que até nos dias de hoje possui uma extensa legião de fãs japoneses, inclusive bandas tipo cover que o próprio Olga com seu jeito engraçado chegou a comentar em entrevistas que existem covers no Japão melhores que o próprio Toy Dolls. rsrs




Van Depeche