Notorious

The Twins - Modern Lifestyle


Contra Capa de "Modern Lifestyle"

A banda surgiu no início dos anos 80, formada pela dupla Ronny Schreinzer e Sven Dohrow, ambos nascidos em Berlim. Apesar da denominação “Twins”, Ronny e Sven não são irmãos, mas sim amigos conhecidos desde os tempos de infância, quando Ronny ainda percurtia com colheres no refeitório da escola (local e maneira como se conheceram).

Antes de trabalharem juntos, Ronny e Sven passaram por diversas outras formações, como as bandas “Rockoko” e “Mythos”, que não deram certo, principalmente pelos constantes conflitos nos gostos musicais dos integrantes. O nome “The Twins”, então, vem representar o estilo de trabalho solitário dos dois, dessa vez com gostos semelhantes. Não há outras pessoas envolvidas no processo de produção de seus álbuns. São eles que compõem, arranjam, mixam e masterizam suas canções.

Lado A do Vinil

The Twins” deixou sua marca na história do Synthpop alemão. Fazendo jus ao estilo, suas músicas são produzidas com base em sintetizadores e baterias eletrônicas, tendo seu estilo conhecido, em seu próprio país, como “Pop eletrônico” ou “Technopop”. Inspirados em bandas como OMD, Human League e Depeche Mode, a dupla nunca abriu mão do genuíno estilo Synth, sem medo dos experimentalismos, não cedendo aos arranjos “comerciais”, uma banda que teria o mesmo sucesso de um Depeche Mode ou Pet Shop Boys, caso não estivessem fora do main-stream inglês.

Um aspecto singular na carreira da dupla é o fato de nunca terem sido esquecidos, após liderarem os tops europeus com alguns hits. Continuaram constantemente produzindo e acompanhados por uma legião de fans fiéis ao seu trabalho.

O LP Modern Lifestyle foi lançado em 1982, perante grande expectativa do público, após o enorme sucesso de “Desert Place”, de 1981. Antes, porém, lançaram o single “Birds and Dogs”, em caráter totalmente experimental, composta praticamente inteira por Ronny, inspirado em Depeche Mode e empolgado com um sintetizador TOP, sensação absoluta na época, somente comparado ao usado por Human League em “Don´t you want me”. A gravadora Hansa (Ariola) sugeriu o single para tocar nas rádios, o que causou hesitação na dupla, devido às expectativas depois de “Desert Place”. Mas a maior estação de rádio alemã da época negou-se a tocar uma canção experimental, ainda mais composta em inglês, por uma banda alemã.

 
FICHA

  "The Twins - Modern Lifestyle "
Data de Lançamento:
1990
10 faixas, 42 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. Modern Lifestyle (3:37)
02. Face To Face - Heart To Heart (3:47)
03. Regret (4:11)
04. Knights Of Old (4:07)
05. Automatic Man (4:59)
06. New Days, New Ways (3:52)
07. Gilded Cage (4:17)
08. I'm Staying Alive (4:08)
09. Birds And Dogs (4:30)
10. N4 (4:25)

Gravadora: Hansa International
   

Quando lançaram “Modern Lifestyle”, “Face to Face – Heart to Heart”, foi planejada para ter o mesmo sucesso alcançado por “Desert Place”. O próprio Sven, porém, apostava na originalidade de “I´m Staying Alive”, apesar de fora de cogitação do ponto de vista comercial. Mas foi realmente “Face to Face – Heat to Heart” que conquistou o público e tornou-se o grande hit do álbum, que os tornou mais conhecidos na Europa e no mundo, após liderarem os TOPs italianos em 1983.


Lado B do Vinil

A letra de “Face to Face – Heart to Heart” foi composta por Sven Dohrow. Fala sobre a dor de um relacionamento rompido, e o desejo de convencer a amada a lhe dar mais uma chance, sendo menos “melosa” somente graças ao acompanhamento dos sintetizadores e bateria eletrônica. A entonação de voz do vocal fica por conta do estilo Gary Numan do Human League.


Heloísa Lombello