Notorious
U2 - Rattle and Hum

 

Rattle and Hum é o sexto álbum lançado pelos irlandeses do U2 e também veio acompanhado de um filme (uma espécie de documentário) com o mesmo nome que foi dirigido por Phil Joanou. O disco foi produzido por Jimmy Iovine e lançado no dia 10 de Outubro de 1988. O filme foi distribuído pela Paramount Pictures e foi lançado em 27 de Outubro de 1988. Seguindo o rastro de sucesso do espetacular The Joshua Tree, Rattle and Hum traz as experiências vividas pela banda com as raízes da música americana incorporando elementos de soul music, gospel e blues na sua música. O disco é uma coleção de músicas novas de estúdio, performances ao vivo e covers. O projeto ainda incluiu gravações no Sun Studios em Memphis e parcerias com B.B. King e o Harlem´s New Voices of Freedom Gospel Choir.

 
FICHA

U2 - Rattle and Hum
Data de Lançamento:
1988
Número de Faixas: 17
Estilo: Pop Rock, Blues
Tempo Aproximado: 72 minutos

Lado A
01. Helter Skelter (Live) - 3:07
02. Van Diemen's Land - 3:06
03. Desire - 2:58
04. Hawkmoon 269 - 6:22

Lado B
01. All Along The Watchtower (Live) - 4:24
02. I Still Haven't Found What I'm Looking For (Live) - 5:53
03. Sterling Magee Freedom For My People - 0:38
04. Silver And Gold (Live) - 5:50
05. Pride (In The Name Of Love) - 4:27

Lado C
01. Angel Of Harlem - 3:49
02. Love Rescue Me - 6:23
03. When Love Comes To Town - 4:14
04. Heartland - 5:02

Lado D
01. God Part II - 3:15
02. Jimi Hendrix The Star Spangled Banner - 0:43
03. Bullet The Blue Sky (Live) - 5:37
04. All I Want Is You - 6:30

Produção – Jimmy Iovine

Gravadora: Island Records

 

O disco abre com um versão bem visceral de "Helter Skelter" dos Beatles, com uma frase proferida pelo Bono: "Essa é uma música que Charles Manson roubou dos Beatles... e nós estamos roubando de volta". Eles conseguiram deixar ainda melhor um dos grandes clássicos do Fab Four. A segunda faixa do álbum é "Van Diemen´s Land" que traz apenas o guitarrista The Edge cantando e sua guitarra numa interpretação de encher os olhos e os ouvidos de orgulho, em um dos melhores momentos do disco e do filme também. A terceira faixa é a inédita e maravilhosa "Desire", que se tornou a primeira música da banda a atingir o topo da parada na Inglaterra e ficou em terceiro lugar nos Estados Unidos! Aqui o quarteto simplesmente mostra porque estava pronta pra dominar o mundo: baixo, guitarra, bateria e a voz do Bono beirando a perfeição (sem falar do vocalista arrebentando na gaita também). Na sequência temos "Hawkmoon 269", e Bono na época disse que essa música era um tributo ao escritor Sam Shepard, que havia lançado o livro Hawk Moon. Bono também disse que tiveram que mixar a música duas vezes. Alguns anos mais tarde, The Edge confirmou no livro U2 by U2 que tiveram que passar aproximadamente três semanas mixando essa música. A quinta faixa é uma versão para a clássica "All Along The Watchtower" de Bob Dylan e que acabou sendo uma dupla homenagem da banda. Além deles serem fãs de Bob Dylan, também prestaram tributo a Jimi Hendrix que havia popularizado esse grande clássico. E aqui mais uma vez a banda mostra o seu poder de fogo ao vivo! A versão de "I Still Haven´t Found What I´m Looking For" foi gravada ao vivo e com um coral gospel naquela que é apontada por muitos como a versão definitiva de um dos maiores sucessos dos nossos queridos irlandeses. Depois temos um interlúdio chamado "Freedom For My People" que é interpretado pelos músicos Sterling Magee e Adam Gussow que funciona como uma espécie de introdução para a sensacional "Silver and Gold".

"Silver and Gold" aparece ao vivo e com quase seis minutos de duração, e durante a sua performance Bono explica que essa música é um ataque ao apartheid. E depois tirada do mesmo show que a música anterior, temos "Pride (In The Name of Love)" que até hoje figura praticamente em todos os shows do U2 devido a importância e significado que ela tem para o público e para a banda. E a décima faixa é pra mim a melhor do disco: "Angel of Harlem"! Essa delícia de música é um tributo a Billie Holiday, John Coltrane e Miles Davis e traz com certeza uma das melhores interpretações da carreira de Bono. Já "Love Rescue Me" é uma parceria da banda com Bob Dylan e traz Bono e Bob cantando juntos pela primeira vez. Depois temos outra grande parceria do quarteto com o sensacional bluesman B.B. King em "When Love Comes to Town". Com certeza esse dueto é um dos melhores da história do rock! As músicas "Angel of Harlem", "Love Rescue Me" e "When Loves Come to Town" foram gravadas no Sun Studios em Memphis no estado do Tennessee, onde Elvis Presley, Roy Orbison, Johnny Cash e outros grandes músicos também gravaram. A décima terceira faixa de Rattle and Hum é "Heartland", que a banda havia começado escrever em 1984 durante as sessões para o disco "The Unforgettable Fire". Essa foi a única música do disco que não foi tocada ao vivo na Lovetown Tour, que foi a turnê feita pela banda para promover o disco e o filme. Depois temos a surpreendente "God Part II", que pode ser considerada como uma introdução ao som que a banda apresentaria no disco seguinte: "Achtung Baby", devido ao seu baixo pesado e bateria bem marcada. Logo em seguida temos o hino dos Estados Unidos, "The Star Spangled Banner" que na verdade é apenas um trecho da performance de Jimi Hendrix no festival de Woodstock em 1969. A penúltima faixa é a versão ao vivo e super poderosa de "Bullet The Blue Sky". Com certeza "Bullet The Blue Sky" é ainda um dos grandes momentos da banda em cima do palco, fato comprovado mais uma vez na turnê comemorativa do disco The Joshua Tree que passou pelo Brasil em 2017. E fechando o disco em grande estilo, temos aquela que é considerada por muitos a melhor balada do U2: "All I Want Is You". Muitos fãs preferem ela do que "With Or Without You" ou "One", por exemplo.

No final da década de 80, os quatro integrantes do U2 haviam se tornado superstars e o mundo da música estava sendo dominado pela dance music. Era hora deles pararem (na época chegaram a falar que a banda iria se separar) e se reinventarem. O que veio depois foram vários outros grandes discos que se tornariam clássicos com o passar do tempo e a banda está junta, praticamente 40 anos depois de sua formação. Quais bandas você consegue citar que está com os mesmos integrantes em todos os discos assim como o U2 está...


Ronaldo Martins Lima