Notorious
Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir sua Praia



Ultraje a Rigor

O 1º. Álbum do Ultraje a Rigor é de 1985, e eu duvido de alguém que já não tenho ouvido, e saiba cantar pelo menos metade das músicas deste álbum.

É isso mesmo!! Este álbum foi um fenômeno na época, pela quantidade de músicas que tocavam nas rádios e nas pistas de dança! Antes do lançamento do álbum, alguns singles já estavam aparecendo, e sendo motivo de comentários na mídia. As pessoas achavam isso realmente uma novidade, pois foi o 1º. álbum de uma banda de rock nacional (que alguns chamavam de "escrachada" pelo conteúdo das suas letras), que teve um destaque dentro da revolução musical que aconteceu na década de 80.

As músicas deste álbum são tão "notórias", que pode conferi-las nos shows do Ultraje até hoje! Podem acontecer várias versões diferentes! A participação e animação da platéia sempre conta, pois a galera pede!!!

Saiu numa revista de música da época, um disquinho (compacto de vinil, 7 polegadas),que vinha de presente na revista, uma entrevista com a banda, onde o repórter pergunta para o turma da Banda:

"O primeiro álbum de vocês está sendo considerado pela mídia, como "o melhor do Ultraje a Rigor". Como vocês estão pensando em entrar no estúdio daqui há um tempo, "segurar esta onda", e fazer o segundo melhor do Ultraje a Rigor???"

Os caras ficaram em silêncio... pensaram um pouquinho... e com o bom humor que sempre foi peculiar desta turma, responderam: "Nós não vamos "segurar" nada não!!" Já fizemos 1 (álbum), e 1 tá bom!!!" E caíram na gargalhada!!!

Claro que não foi isso que aconteceu!! Vc pode conferir a trajetória dessa banda aqui mesmo no site do Autobahn.

Bem, as músicas:

 
FICHA

 

"Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir sua Praia "
Data de Lançamento:
1985, 11 faixas

Faixa a Faixa:
01. Nós Vamos Invadir sua Praia
02. Rebelde sem Causa
03. Mim quer Tocar
04. Zoraide
05. Ciúme
06. Inútil
07. Marylou
08. Jesse Go
09. Eu Me Amo
10. Se Você Sabia
11. Independente Futebol Clube

Bonus Track (no CD):

12. Inútil (CS)
13. Mim quer Tocar (CS)
14. Hino dos Cafajestes
15. Marylou (Carnaval)

1 - "Nós Vamos Invadir Sua praia" - com a participação no refrão de uma turma que também estavam estourando nos anos 80, Lobão, Ritchie, Selvagem Big Abreu e Léo Jaime, eles estavam mesmo mostrando qual era a deles, chegando nas paradas pra sacudir e mudar as estruturas do rock nacional!

2 - "Rebelde Sem Causa" - letra que fala de um "filhinho da mamãe", que tem tudo e se encaixa com vááááárias pessoas que a turma conhecia.. e que a gente conhece também, né !!?? hehehhe

3 - "Mim Quer Tocar" - crítica ao sistema político e econômico que os músicos sempre enfrentaram aqui no Brasil, sem patrocínio, com tudo muito caro (instrumentos, que tinham que comprar sempre os mais caros e importados, pois os nossos, nacionais, sempre foram os piores!!). Tudo isso parecia coisa de "índio" mesmo, não é ???

4 - "Zoraide" - a namorada chata e grudenda, que só pensa em casar.

5 - "Ciúme" - sentimento que a maioria tem. O próprio Roger sofreu muito com o ciúme da namorada! Disse em uma entrevista que nunca pensou que um problema dele fosse fazer tanto sucesso, pois afinal de contas é um problema que muitos de nós temos também!!

6 - "Inútil" - mais uma crítica ao sistema político do nosso país!! Preciso comentar alguma coisa ???

7 - "Marylou" - Galinhas.. vacas... essa música pode ter várias interpretações...

8 - "Jesse Go" - a letra é uma história, muito interessante, que infelizmente, foi a única do álbum que não teve muito destaque.


9 - "Eu me amo" - a letra dessa música parece ser muito "egocentrista". Com todo mundo que eu comento, é a idéia que a maioria tem! Mas, na verdade, é uma música que fala sobre o nosso "Amor Próprio". Quem pode viver sem confiança em si mesmo ? Sem se amar de verdade ??? Escutem até o final, prestem bastante atenção na letra, que vocês vão entender!

10 - "Se Você Sabia" - fala da namorada que engravida... bem... olha só o começo da música : "Se você sabia.. que não podia... naquele dia... Por que é que não me contou??..." Precisa explicar mais alguma coisa também ?? (rsrsrsrs...)

11 - "Independente Futebol Clube" - "Eu não sou seu! Eu não sou de ninguém! Você não é minha! Eu não tenho ninguém! Nós somos livres...!!!" - mais uma música que fala sobre o ciúme. Esta foi gravada ao vivo.

12 - "Hino dos Cafajestes" - Mais uma que se aplica perfeitamente aos nossos políticos!! Também não vou comentar!! Escutem, que vocês vão entender tuuuudoooooo!!!!

Algumas letras também:

http://www.anos80.com.br
www.ultraje.com

Paully