Notorious

When In Rome - When In Rome

When In Rome - o grupo britânico que nasceu em Manchester - ficou muito conhecido no cenário internacional no final da década de 80 graças ao hit ‘The Promise’ e, pode-se dizer que até hoje a música é executada em algumas pistas de dança do mundo (entre elas, no Projeto Autobahn...é claro).

FICHA

"When In Rome - When In Rome"
Data de Lançamento:
1988
Faixas: 10 faixas
Duração: 40 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
Lado A
01. The Promise - 3:40
02. Heaven Knows - 3:56
03. Something Going On - 3:35
04. I Can't Stop - 3:45
05. If Only - 4:08

Lado B
01. Sight Of Your Tears - 3:34
02. Wide, Wide Sea - 4:05
03. Child's Play - 4:00
04. Total Devotion - 3:05
05. Everything - 4:00

Baixo – Phil Spalding
Bateria – Preston Heyman
Guitarra – JJ Belle, Michael Thompson
Teckados – Michael Floreale
Mixado por – Cadillac Jackson
Produtor – Michael H. Brauer, Ben Rogan, Richard James Burgess
Vocal – Andrew Mann, Clive Farrington

Gravadora: 10 Records ‎

Inicialmente, a banda que contava com Clive Farrington e Andrew Mann nos vocais e Michael Floreale nos teclados, tinha assinado um contrato com a Ten Records (subsidiária da gravadora Virgin UK) e lançou a música ‘The Promise’. A canção ganhou popularidade e despertou a atenção dos produtores Ben Rogan (famoso por trabalhar com Sade) e Richard James Burguess. Após a grande repercussão obtida, o trio assinou um contrato com gravadora Virgin UK para o lançamento do primeiro disco.

O álbum debut chegou às lojas em 1988, leva o mesmo nome do grupo e foi produzido por Michael Brauer, Burguess e Rogan. Além de o disco ser mixado também por Brauer (que tem no currículo uma lista imensa de trabalhos que ajudou a produzir e remixar), as faixas contam com a participação de alguns guitarristas e percussionistas e outros tecladistas. E claro, é importante mencionar que todas as canções foram escritas por todos os membros do When In Rome e falam basicamente de amores não correspondidos e amizade.

O trabalho de estreia da banda foi lançado em vários países apresentando dez faixas, com duração total aproximada de 38 minutos. No Reino Unido, chegou às prateleiras outra versão do disco, contendo duas canções a mais: ‘Big City’ e ‘Whatever The Weather’, totalizando o tempo de duração de 46 minutos.

Em 1988, também foi distribuído o single que continha uma versão remixada do hit ‘The Promise’. No Reino Unido, alcançou a 58ª colocação na lista dos mais vendidos, mas nos Estados Unidos, o single teve uma colocação bem sucedida, pois chegou a ocupar a 11ª posição na lista Billboard Hot 100 (que traz a lista das músicas mais executadas durante a semana no país, em cada ano); já o disco ocupou a 88ª posição na lista da Billboard 200 (ranking dos álbuns mais vendidos durante o ano).

Farrington, Mann e Floreale, lançaram nos anos seguintes mais três diferentes singles que incluem outras músicas extraídas do álbum debut e que ficaram conhecidas também afora (mas realmente pouco famosas no Brasil): ‘Heaven Knows’, ‘Everything’ e ‘Sight of Your Tears’. Embora essas canções sejam ótimas, infelizmente não repetiram o sucesso do maior hit do trio - que então, decidiu encerrar as atividades em conjunto nos meados dos anos 90.

De qualquer forma o disco é ótimo e vale a pena ser escutado. Além das faixas conhecidas, acredito que vale a pena destacar outras duas: ‘Something Going On’ (essa ficou um bom tempo no repeat) e ‘Wide, Wide Sea’.


Taccy Mikulski