filmes
Yazoo - Upstairs at Eric's


Parte de trás do Disco

Lado A de "Upstairs at Eric's"

O 1º single de trabalho da banda é a balada ´´Only You`` que fez sucesso na Inglaterra, mas por aqui, somente fãs pelo Yazoo tiveram acesso.

Devido a grande influência ´´global`` o Yazoo teve seu principal hit´´Situation`` na trilha sonora da novela ´´Sol de Verão`` de 1982. Em seguida outro mega-hit ´´ Don´t Go`` também pertenceria a trilha sonora da novela´´Final Feliz`` de 1983. Talvez devido a isso a banda tornou-se conhecida entre o público aqui no Brasil. Mais tarde outro single integraria a trilha sonora da novela Guerra dos Sexos - ´´ Nobody´s Diary`` que pertence ao 2º trabalho da banda, mas vamos falar de ´´Upstairs at Eric´s``

Quem conhece bem o gênero synth-pop e new romantic sabe a importância que o Yazoo tem nesse cenário, a começar que o dueto era formado pelo mago dos teclados Vince Clarke, responsável pelos primeiros hits do Depeche Mode e da excelente vocalista blues-synth-pop Alison Moyet.

Upstairs at Eric´s tem a produção de Eric Radcliffe e a colaboração nas mixagens de Daniel Miller e é perfeito desde a capa do álbum, onde aparecem 02 manequins sentados a mesa, onde estão separados as pernas do restante de seus corpos. Considero uma das capas mais geniais já criadas p/ as bandas oitentistas.

Analise faixa a faixa: Olha que não dá pra deixar de comentar nenhuma delas.

Don´t Go - Não pode faltar em uma balada que se preze dos anos 80. Um petardo de teclados manuseados pelo mago Vince Clarke. Alison Moyet arrasa nos vocais gritados e agressivos, mas quem já assistiu o Yazoo tocando ao vivo sabe que ela fazia isto c/ maestria e sem esforço nenhum. A música é imortal e até hoje muito sampleada, vide Double You - Run to Me.

Too Pieces - Deite em um sofá bem macio, feche os olhos e relaxe ao ouvir esta música. A harmonia dos teclados fazem você viajar no mundo eletrônico. É daquelas que dá vontade de conseguir uma versão 12´´ (se existisse é claro) c/ pelo menos uns 07 minutos de duração.

Bad Connection - A conexão que de má não tem nada. Bem ao estilo de Vince Clarke ritmo contagiante do começo ao fim e c/ uma sutil conversa ao telefone no meio da música para mostrar que o Yazoo está ligado em tudo que esteja relacionado ao mundo eletrônico.

I Before E Except After C - Uma bem humorada brincadeira de guerra de samplers que só o gênio Vince Clarke podia imaginar. Não se trata de uma música e sim de vozes sampleadas em 4:42 de pura era digital. Só para fãs.

Midnight - Momento de reflexão no álbum. Teclados muito bem colocados. A música vai fluindo na perfeita combinação dos vocais. É o Yazoo mostrando que era uma banda versátil em tudo o que fazia.

In My Room - Efeitos de vozes sampleadas c/ vidro se quebrando. Assim é ´´In my room``. Mais uma vez Alison Moyet está divina nos vocais.

Only You - Balada romântica no mais puro genêro new romantic + synth-pop. É simplesmente apaixonante. Letra e música em perfeita combinação.

Goodbye Seventies - Mais uma na linha de ´´Don´t Go``para arrebatar qualquer dúvida de que o Yazoo consegue fazer qualquer um dançar freneticamente ao som dos teclados de Vince Clarke.

Tuesday - Pode ser escutada não só as terças-feiras. Escute a qualquer hora.

Situation - Quem não se identifica c/ a risada sarcástica de Alison Moyet muito sampleada entre os DJ´s e que fez dessa faixa o maior sucesso do Yazoo. Era curioso escutar essa música em meio as outras que tocavam nas FM´s da época onde tínhamos o ritmo funk-disco em alta e de repente chega uma banda c/ teclados e ritmo a la Kraftwerk e muda todo o cenário. É a revolução eletrônica acontecendo, apesar de que ícones como Gary Numan e Giorgio Moroder, já terem dado o ar da graça. Situation tem
a mixagem produzida por François Kevorkian.

 
FICHA

 

"Yazoo - Upstairs at Eric's"
Data de Lançamento:
1982
11 faixas, 40 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01 Don't Go - 3:06
02 Too Pieces - 3:12
03 Bad Connection - 3:17
04 I Before E Except After C - 4:38
05 Midnight - 4:18
06 In My Room - 3:50
07 Only You - 3:12
08 Goobye 70's - 2:35
09 Tuesday - 3:20
10 Winter Kills - 4:02
11 Bring Your Love Down (Didn't I) - 4:40

Produzido por: Eric.C. Radcliffe, Yazoo
Fotografia: Joe Lyons
Engenheiro de Som: Eric.C. Radcliffe , John Fryer
Gravadora: Disques Vogue/ Mute Records


Lado B de "Upstairs at Eric's! "

Winter Kills - Momento obscuro do álbum. Nem parece o Yazoo. Sim e isso é bom. Há bandas que se prendem a um só estilo e o Yazoo mostra que sabe fazer outros ritmos. A música parece um new age no estilo da cantora ´´Enya``.
The Other Side of Love - O Outro lado do amor também era o outro lado do single Ode to Boy do 2º trabalho do Yazoo.Grato bônus encontrado somente na edição inglesa.
Bring Your Love Down (Didn´t I) - Batida pulsante e ritmo contagiante. Muito boa p/ tocar nas pistas. Algum D.J se habilita?

Upstairs at Eric´s é um álbum obrigatório na discoteca de todo bom colecionador dos anos 80. Se alguém ousar dizer que não gosta da banda, provavelmente não deverá curtir Depeche Mode e nem Erasure que são o antes e o depois dessa incrível passagem meteórica do dueto Yazoo em nossas vidas.
Pena que o que é bom dura pouco.

Curiosidades

O vinil nacional lançado em 1982 era da gravadora Fermata. Hoje ela não existe mais e dizem que a gravadora pertencia ao apresentador Chacrinha.

As faixas Tuesday e The Other Side of Love não estão presentes na edição americana.

Mais tarde a Roadrunner Brasil Produções Fonográficas e a Sum Records lançou em terras tupiniquins o álbum c/ as faixas citadas acima, porém I Before E Except After C ficou de fora. A capa do álbum e todo o encarte também foram alterados em seu lay-out.

 

 

Reinaldo Pereira Varani



voltar