Media  |
Fale  |

Novelas
O Outro

Hoje vamos relembrar a novela “O outro” escrita por Aguinaldo Silva com colaboração de Ricardo Linhares. “O outro” foi exibida entre vinte e três de março de mil novecentos e oitenta e sete e dez de outubro de mil novecentos e oitenta e sete no horário das 20h30 composta por 179 capítulos.

A trama principal da novela girava em torno de Paulo Della Santa (Francisco Cuoco) e Denizard de Mattos (também Francisco Cuoco) que faziam parte de mundos totalmente diferentes, porém, com uma coisa em comum: a incrível semelhança física. Paulo é muito rico e dono de uma grande imobiliária, casado com Laura (Natália do Vale), com quem tem dois filhos, Pedro Ernesto (Marcos Frota) e Marília (Beth Goulart).

O empresário é um homem conservador e sério, porém, enfrenta uma fase difícil nos negócios e na vida familiar. Já Denizard é dono de um ferro-velho, no subúrbio carioca, viúvo, pai da adolescente Zezinha (Cláudia Abreu) e namorado da exuberante Índia do Brasil (Yoná Magalhães), secretária de seu ferro-velho. Alegre, boêmio e boa praça, subiu um pouco na vida através do próprio trabalho e se orgulha de ter conseguido se mudar para Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Os dois são moradores do mesmo bairro e da mesma rua, a avenida Atlântica, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. O milionário vive com a mulher e os dois filhos na mansão do pai, Agostinho Della Santa (José Lewgoy) e Denizard mora com a filha no edifício Sobre as Ondas. Nunca se encontraram, não se conhecem e nem são parentes.

Certo dia, há uma explosão em um posto de gasolina e esse acidente acaba envolvendo os dois. Paulo é dado como morto e Denizard é confundido com ele. Porém, como Denizard teve amnésia, ele acaba assumindo o lugar de Paulo nos negócios e na família.

A partir daí, a novela passa a mostrar o drama da família de Denizard, que não sabe se ele está vivo ou morto, e a dificuldade da família do Paulo em reintegrá-lo ao convívio social e à frente dos negócios.

No decorrer da história, Denizard vai recuperando a memória até lembrar exatamente o que aconteceu no dia do acidente, porém, a farsa é mantida por interesse dos adversários que desejavam tomar o poder do seu sósia.

FICHA

"O Outro"
Março de 1987 a Outubro de 1987
179 Capítulos.

Elenco:

Francisco Cuoco - Paulo Della Santa e Denizard de Mattos
Natália do Valle - Laura Della Santa
Malu Mader - Glorinha da Abolição
Yoná Magalhães - Índia do Brasil
Cláudia Raia - Edwiges
Ísis de Oliveira - Dodô
Beth Goulart - Marília Della Santa
Herson Capri - Gabriel
Miguel Falabella - João Silvério
Marcos Frota - Pedro Ernesto Della Santa
José Lewgoy - Agostinho Della Santa
Eva Todor - Liúba
Arlete Salles - Vilma
Flávio Galvão - Benjamin
Elaine Cristina - Ivete
Jonas Mello - Cordeiro de Deus
Ewerton de Castro - Vidigal
Stepan Nercessian - Delegado Barbosão
José de Abreu - Genésio
Cláudia Abreu - Zezinha (Maria José de Mattos)
Luma de Oliveira - Dedé


Criador: Aguinaldo Silva
Direção:
Gonzaga Blota, Fred Confalonieri, Ignácio Coqueiro, Ricardo Waddington, Del Rangel e José de Abreu
Emissora:
Rede Globo
Tema de Abertura: "Flores em você" - Ira!

Nos últimos capítulos da novela, o verdadeiro Paulo reaparece e, muito emocionado, explica a seus filhos que resolveu sumir por um tempo, pois precisava dar uma reviravolta em sua vida. Paulo encontrou essa oportunidade quando ocorreu o acidente e se deparou com um homem idêntico a ele no banheiro do posto de gasolina instantes antes da explosão.

Curiosidades:

- No início da história, há uma cena em que Paulo Della Santa (Francisco Cuoco) sonha estar enforcando um homem idêntico a ele. Para colocar o ator Francisco Cuoco contracenando com ele mesmo, pensou-se em produzir uma máscara de borracha, feita a partir do rosto do ator, que seria vestida por algum figurante. Contratou-se, então, uma equipe especializada em máscaras mortuárias, que, para fazer a máscara com as feições de Cuoco, precisaria modelar o rosto dele com gesso.

No entanto, a retirada do molde, após o gesso ter secado, tornou-se um desafio por causa da barba do ator. Foi preciso um martelo, uma talhadeira e muita paciência para retirar a máscara. Após cinco horas preso, respirando por um canudinho no nariz, Francisco Cuoco ficou livre do gesso. Segundo o ator, que se recorda da história com muito humor, sua barba, até hoje, tem falhas devido ao episódio. A cena do encontro dos personagens acabou sendo gravada da seguinte forma: primeiro gravou-se Cuoco vestido como Paulo, depois, como Denizard. A edição encarregou-se da montagem.

- Destaque especial para a trilha sonora internacional da novela que contava com Eurythmics com The Miracle of Love e Pretenders com Don’t get me wrong.

 

 

Andrea Bergamo