Media  |
Fale  |

Novelas
Os Imigrantes

“Os Imigrantes” foi, sem dúvida, a novela de maior sucesso da Rede Bandeirantes de TV.
O sucesso foi tanto que, logo após o término da história original, foi produzida a segunda parte dando continuidade à saga dos descendentes dos personagens originais.

A primeira parte da novela foi exibida de 27 de abril de 1981 a 04 de junho de 1982, ao todo 333 capítulos e a segunda parte com o nome “Os Imigrantes- Terceira Geração”, exibida de 07 de junho a 29 de outubro de 1982, contabilizando ao todo 459 capítulos, conquistando assim o título de segunda novela mais longa da televisão brasileira, ficando atrás somente de “Redenção”, exibida pela TV Excelsior com 596 capítulos.

A novela foi escrita pelo famoso Benedito Ruy Barbosa, que enriquecia a novela mostrando paisagens maravilhosas e valorizando os cenários, porem o autor não ficou até o fim da novela, Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini assumiram a autoria na penúltima fase da história.

A história da novela conta a saga dos imigrantes que chegaram ao Brasil no final do século XIX e ajudaram a construir o país , principalmente nas lavouras de café do interior de São Paulo.

FICHA

"Os Imigrantes"
Abril de 1981 a Novembro de 1982
459 Capítulos.

Parte do Elenco:

Rubens de Falco - Antonio di Salvio
Othon Bastos - António Pereira
Altair Lima - Antonio Hernández
Herson Capri - Antonio di Salvio (1ª fase)
David Arcanjo - Antonio Pereira (1ª fase) / Quinzinho
José Piñero - Antonio Hernández (1ª fase) / Paquito
Yoná Magalhães - Mercedez
Maria Estela - Isabel
Lúcia Veríssimo - Isabel (jovem)
Rolando Boldrin - Décio
Norma Bengell - Nena
José Augusto Zago - Policial/Garçom
Fúlvio Stefanini - Amadeu
Cristina Mullins - Nina
Dionísio Azevedo - Tufik
Felipe Donavan - Ramiro
Flora Geny - Rosita
Luís Carlos Arutin - Youssef
Riva Nimitz - Matilde
Baby Garroux - Pierina
Sandra Barsotti - Maria
Agnaldo Rayol - Miguel

Criadores: Benedito Ruy Barbosa
Escritores:
Benedito Ruy Barbosa, Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini
Direção:
Atílio Riccó
Emissora:
Rede Bandeirantes e TV Ulbra
Tema de Abertura: "Os Imigrantes", Banda Sunday

Os protagonistas da novela eram três homens de nacionalidades diferentes; o italiano Antônio di Salvio, interpretado por Herson Capri na primeira fase e Rubens de Falco nas fases seguintes, o português Antônio Pereira , vivido por David Arcanjo e Othon Bastos e o espanhol Antônio Hernandez, vivido por Jose Piñero e Altair Lima.

A trama retrata com perfeição a vida dos imigrantes que sairam dos seus países para tentar a sorte no Brasil, pois na época, com o fim da escravidão, os grandes fazendeiros não tinham mais mão de obra, pois muitos negros se recusavam a trabalhar nas fazendas onde haviam sido torturados, mesmo que por dinheiro. Para atrair mão de obra, o governo brasileiro contratou agenciadores para buscar homens de outros países, principalmente, na Itália, Portugal e no Japão. Muitos vinham com suas famílias inteiras na esperança de comprar terras a preços irrisórios, porem a realidade era outra.

Muitos eram contratados logo na chegada ao porto, mas outros ficavam vagando pela cidade até conseguirem um emprego. Todos que chegavam iam trabalhar nas lavouras de café no interior de São Paulo, isso incluía as mulheres e até mesmo as crianças.

A novela mostra três realidades diferentes, porem muito frequentes na época, o italiano Antônio di Salvio prospera ao casar-se com Izabel (Lúcia Verissimo/Maria Estela) a filha do grande fazendeiro cafeicultor Décio (Rolando Boldrin), e vai para São Paulo morar numa das mansões da Avenida Paulista , o português Antônio Pereira ,depois de levar uma vida cheia de conquistas amorosas e diversões, abre uma transportadora e também prospera, já o espanhol Antônio Hernandez só vem a conhecer o sossego no fim da vida, após muitas desventuras políticas.

A história se dividiu em 5 fases:
A primeira fase (de 1891 a 1893, do capítulo 1 ao 22) marca a chegada dos "três Antônios" imigrantes ao Brasil.
A segunda fase (de 1917 a 1922, do capítulo 23 ao 127) mostra os Antônios e suas famílias após 25 anos.
A terceira fase (de 1930 a 1933, do capítulo 127 ao 200) apresenta os netos dos imigrantes.
Na quarta fase (de 1939 a 1946, do capítulo 201 ao 312) os imigrantes vivem os dramas da velhice enquanto os filhos e netos crescem.
Na quinta fase (de 1954 a 1955, do capítulo 313 ao 333), morrem os imigrantes mas prossegue a saga agora contada pelos filhos e netos, que representam a 2ª e 3ª gerações.
A última fase, com o sub-título Terceira Geração (fins dos anos 50 e início dos 60, do capítulo 334 ao 459), encerrou melancolicamente a saga iniciada com ousadia e competência pela emissora.

O elenco assim como a novela, foi um dos maiores e com grandes nomes como Fulvio Stefanini, Norma Bengell, Dionísio Azevedo, Paulo Betti, John Hebert, Cláudia Alencar entre outros. A novela teve a participação de mais de 100 artistas entre todas suas fases.
Uma personagem que também enriquecia a trama era Yoná Magalhães, como a espanhola Mercedes, que despertava a cobiça dos homens, atravessando as várias gerações cobertas pela narrativa.

Até Janio Quadros fez uma participação especial interpretando ele mesmo quando era presidente do Brasil.
A trilha sonora também foi extensa, ao todo foram 10 LPs lançados divididos em trilha nacional, espanhola, portuguesa, italiana e internacional.

“Os Imigrantes” não chegou a ser líder de audiência, mas arrebatou um público fiel as novelas de época, o que incentivou a produção de outras novelas pela emissora. Ainda assim, a trama de Benedito Ruy Barbosa foi a mais premiada pela crítica especializada naquele ano.

Até a próxima!!!

Ivana Fevereiro