Media  |
Fale  |

Novelas
O Salvador da Pátria

"O Salvador da Pátria " estreou no horário nobre da Rede Globo em Janeiro de 1989 com a difícil missão de manter a audiência conquistada pela novela anterior "Vale Tudo". O teor de sua trama era fortemente voltado a política e por isso a novela sofreu muitos cortes e mudanças durante sua exibição, feita pela própria emissora, para não passar uma ideia esquerdista demais, já que era ano de eleição e o país passava por um momento muito delicado de transição entre a ditadura e a democracia.

O personagem principal era o mineiro Sassá Mutema, interpretado magistralmente por Lima Duarte, um homem simples que mal sabia assinar seu nome, porém honesto e com princípios. Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco) um deputado da cidade sabendo da ingenuidade de Sassa, o convence a casar-se com sua amante Marlene (Tassia Camargo) para abafar o escândalo sobre seu relacionamento extra conjugal, já que o deputado era casado com Gilda (Susana Vieira) e faria de tudo para não manchar sua reputaçao.

Quando o inescrupuloso locutor da cidade Juca Pirama (Luis Gustavo) fica sabendo do caso, o torna público com a falsa intenção de zelar pelos valores morais da cidade, mas sua real intenção era prejudicar a candidatura do deputado Severo, visto que os dois estavam envolvidos em vários negócios escusos.
Até que um dia Marlene e Juca são assassinados e Sassá Mutema é acusado e preso pelo crime, porém com a ajuda da professora Clotilde (Maitê Proença) consegue provar sua inocência. Aliás esse casal protagonizou um dos romances mais bonitos e ingênuos da teledramaturgia.

A acusação injusta sofrida por Sassá o torna popular na cidade e com isso os políticos o convencem a candidatar-se a prefeito a fim de manipulá-lo para proteger seus interesses.

Após ganhar a eleição, Sassá fica sabendo das intenções dos seus aliados políticos e se afasta dos corruptos, travando uma luta sem tréguas pela moralidade na política da cidade.

A novela teve vários personagens marcantes como Marina Sintra (Bety Faria) mulher forte e determinada, viúva de um importante militante político que luta contra as injusticas do deputado Severo Blanco.
João Matos (José Wilker) era irmão do inescrupuloso Juca Pirama e assume outra identidade para tentar provar sua inocência de uma falsa acusação de tráfico de drogas feita pelo irmão e conta com o amor e o apoio de Marina nessa jornada.

Alem do forte conteúdo político, a novela levantou outro assunto importante que foi o debate sobre o preconceito e consientização sobre a Aids.

FICHA

"Salvador da Pátria"
Janeiro de 1989 a Agosto de 1989
185 Capítulos.

Elenco:

Lima Duarte
Maitê Proença
Francisco Cuoco
Betty Faria
José Wilker
Lúcia Veríssimo
Suzana Vieira e grande elenco


Criador: Lauro César Muniz
Direção:
Gonzaga Blota
Emissora: Rede Globo
Tema de Abertura: "Amarra o Teu Arado a Uma Estrela", Gilberto Gil

 

Uma das curiosidades sobre essa novela foi o fato do personagem Sassá Mutema ser associado ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva causando um mal estar entre os partidos tanto de direita como esquerda, os aliados a Lula diziam que estavam passando a imagem negativa que ele seria ingênuo e manipulável e os da direita diziam que estavam fazendo apologia ao candidato de origem humilde que chegaria ao poder. Por isso a trama foi sendo alterada e as questões políticas foram dando espaço ao caso policial do personagem João Matos.

Um dos mistérios da novela foi quando o locutor Juca Pirama, morto no início da novela começou a enviar mensagens por uma rádio pirata intrigando os moradores. Aliás o bordão usado por Juca Pirama fez muito sucesso na época: "... meninos eu vi!!!!"

A trilha sonora internacional da novela era recheada de sucessos como "Domino Dance" do Pet Shop Boys, "Girl, You Know It's True" do Milli Vanilli, "Hold me in Your Arms" do Rick Astley entre outros. Lógico que não podemos a música "Dear God" do Midge Ure, que também foi vocalista do Ultravox.

A TV a cabo Viva promete sua reapresentação para 2016, portanto vamos aguardar para matarmos saudades!

Até a próxima!!!!





 

Ivana Fevereiro