Media  |
Fale  |

Novelas
Ti Ti Ti

Ti-Ti-Ti é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, no horário das dezenove horas, de 05 de agosto de 1985 a 08 de março de 1986, contendo 185 capítulos. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes, com colaboração de Luís Carlos Fusco, e dirigida por Wolf Maya e Fred Confalonieri.

A novela tem uma trama super alto astral, gravada em São Paulo, que tem como principal enredo a rivalidade profissional, familiar e afetiva entre André Spina (Reginaldo Faria) e Ariclenes Martins (Luis Gustavo), ou Ari, como é conhecido pelos mais íntimos. Os dois foram amigos, desde a infância, mas brigavam muito, principalmente, por conta das mesmas namoradas.
O tempo passa e Ari não consegue se estabelecer profissionalmente, diferentemente de André, que se tornou um costureiro renomado da sociedade paulista, com o codinome de Jacques Léclair. Um belo dia, os dois se reencontram e, motivado pela disputa com o inimigo de longa data, Ari resolve se “aventurar” no terreno profissional de André, aumentando ainda mais a rivalidade entre os dois.

FICHA

"Ti Ti Ti"
Agosto de 1985 a Março de 1986
185 Capítulos.

Elenco:

Reginaldo Faria - André Spina (Jacques Leclair)
Luis Gustavo - Ariclenes Almeida (Victor Valentín)
Nathalia Timberg - Cecília Spina
Marieta Severo - Suzana Almeida
Aracy Balabanian - Marta Morgado
José de Abreu - Chico
Sandra Bréa - Jacqueline Mendonça
Cássio Gabus Mendes - Luís Otávio "Luti" de Almeida Martins
Malu Mader - Walkíria "Wal" Spina
Lúcia Alves - Nicole
Tânia Alves - Clotilde Assunção
Paulo Castelli - Pedro Spina
Myrian Rios - Gabriela "Gabi" Morgado
Adriano Reys - Adriano Mendes de Morais
Yara Cortes - Júlia Spina
Older Cazarré - Natalino
Thaís de Campos - Ana Maria
Maria Cristina Nunes - Graça
Cleyde Blota - Lídia
Rodolfo Bottino - Lupercínio (Bob)
Beth Goffman - Eduarda Macedo
Tato Gabus Mendes -Alex
Guilherme Fontes - Caco
Regina Restelli - Silvia
Cláudia Jimenez - Lazinha

Criador: Cassiano Gabus Mendes Gomes
Direção:
Wolf Maya e Fred Confalonieri
Emissora:
Rede Globo
Tema de Abertura: "Ti Ti Ti" - Metrô

Ari passa a assumir a personalidade do espanhol Victor Valentim e acaba se infiltrando no mundo da moda tendo como objetivo revolucionar a alta costura. Quem cria seus modelos é Cecília (Nathalia Timberg), uma mulher com problemas mentais que cria figurinos elegantes para vestir suas bonecas. Mas, Ari não sabe de um detalhe muito importante: Cecília é a mãe desaparecida de André, o que acaba sendo revelado só no final da trama.

Para complicar ainda mais a disputa, os filhos de André e Ari, Valquíria (Malu Mader) e Luti (Cássio Gabus Mendes), se apaixonam, deixando seus pais ainda mais furiosos. Com a chegada do suposto espanhol Victor Valentim, Jacques Léclair vê seu reinado ameaçado. Enquanto ele tem uma linha de roupas mais clássica, seu rival Victor Valentim aposta em modelos mais sensuais, o que os coloca em lados opostos.

Jacques Léclair faz o tipo afeminado com as clientes e profissionais do ramo. Mas, na realidade, ele mantém uma amante, sua secretária Clotilde (Tânia Alves) com que realiza as mais engraçadas fantasias sexuais. André ainda tem um caso mal resolvido com Jacqueline (Sandra Bréa), gerente de seu ateliê e seu braço direito no trabalho. Já Ariclenes vive uma relação de amor e ódio com a ex-mulher Suzana (Marieta Severo). Editora de uma revista de moda, Suzana se dedicou inteiramente ao trabalho depois da separação. Ela mantém uma excelente relação com o filho, Luti, apesar de ele morar com o pai. Suzana dá uma pensão para Luti, mas sabe que o ex-marido acaba usando e abusando do dinheiro. O filho é estudante de Belas Artes e sempre procurar ajudar o pai nas despesas da casa, mesmo discordando do jeito que o pai leva a vida. Ari pede que Luti desenhe os modelos criados por Cecília.

No final da trama, depois de inúmeras confusões e brigas, Jacques Léclair descobre que Victor Valentim não passa de um falsário e resolve desmascará-lo para a imprensa. Porém, ao descobrir que sua mãe verdadeira é a Cecília, acaba desistindo de prejudicá-lo, já que o rival sempre cuidou muito bem dela. A mãe faz de tudo para reconciliar os dois, mas a tentativa é em vão.
Até a última cena do último capítulo da novela a rivalidade entre os dois continua, o que dá a entender que ela durará para sempre.

Curiosidades:

- O nome do personagem de Luis Gustavo, Ariclenes, foi uma homenagem do autor Cassiano Gabus Mendes a Lima Duarte, nome verdadeiro do ator.

- Nos créditos de abertura da novela, a ordem de aparição dos nomes de Luis Gustavo e Reginaldo Faria era alternada diariamente.

- O batom Boka Loka, lançado na novela pelo personagem de Luis Gustavo, fez sucesso com o público feminino e acabou sendo comercializado.

- Ti-Ti-Ti marcou a estreia de Tato Gabus Mendes, Guilherme Fontes e Betty Gofman na TV Globo.

- Hans Donner e sua equipe criaram soluções artesanais para representar o mundo da moda e da alta costura na abertura da novela. Tesouras, lapiseiras e fitas métricas gigantes, feitas de borracha e metal, ganhavam vida independente na tela. As fitas rodavam sobre o papel, as lapiseiras desenhavam vestidos femininos e as tesouras cortavam sedas e cetins. Para dar o efeito desejado, tudo era comandado por manipuladores que usavam ímãs, conduítes de metal e arames. O resultado foi uma abertura dinâmica e divertida, ao som da música Ti-Ti-Ti, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, interpretada pelo grupo Metrô.

- Ti-Ti-Ti teve seu remake produzido e exibido pela Rede Globo de 19 de julho de 2010 à 18 de março de 2011, foi gravada no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte em 209 capítulos. Baseada na telenovela homônima de Cassiano Gabus Mendes, Ti-Ti-Ti incorporou ao seu enredo duas tramas de Plumas e Paetês, assim como personagens de Elas por Elas, Locomotivas e Meu Bem, Meu Mal. Escrita por Maria Adelaide Amaral, com direção de Marcelo Zambelli, Maria de Médicis e Ary Coslov, e com o ator e diretor Jorge Fernando acumulando as funções de diretor-geral e diretor de núcleo, foi a 77ª "novela das sete", e a primeira a ser transmitida em alta definição no horário. Murilo Benício, Ísis Valverde, Caio Castro, Guilhermina Guinle, Malu Mader, Guilherme Winter, Christiane Torloni, Fernanda Souza, Dira Paes, Giulia Gam, Maria Helena Chira, Humberto Carrão, Regina Braga, Juliana Paiva, Thaila Ayala, André Arteche, Rafael Cardoso, Elizângela, Mayana Neiva, Sophie Charlotte, Juliana Alves, Cláudia Raia e Alexandre Borges interpretaram os principais personagens, numa trama centrada na rivalidade entre os personagens "Ariclenes Martins", interpretado por Murilo Benício, e "André Spina", interpretado por Alexandre Borges.

 

Andrea Bergamo