Stock, Aitken & Waterman

Dando continuidade a esta seção, hoje falaremos sobre um trio de produtores responsáveis por grandes hits que marcaram a década de 80 e fizeram muita gente dançar ao som do novo ritmo que surgia entre meados dos anos 80 até o começo dos anos 90.

Stock, Aitken & Waterman conhecidos também pela sigla SAW nos países de língua inglesa emplacaram mais de 100 hits no top 40 britânico, venderam 40 milhões de gravações e faturaram U$ 103,78 milhões de dólares.

Mike Stock, Matt Aitken e Pete Waterman fundaram sua gravadora, a PWL (Pete Waterman Limited) em 15 de janeiro de 1984, lançando ao longo dos anos diversos artistas que deixaram suas marcas registradas.

A trajetória deste trio é invejável e tem início no ano de 1984 produzindo os hits‘You’re Think a Man’ da travesti Divine alcançando 16ª posição na parada britânica e‘Whatever I Do’ do grupo Hazell Dean, sendo este alcançando a 4ª posição no top britânico. As coisas foram fluindo até que em Liverpool, o trio resolve produzir o excêntrico grupo Dead or Alive comandado pelo andrógino Pete Burns e de quebra, lança em 1985 o segundo trabalho da banda, o álbum ‘Youthquake’ que contém o mega-hit You Spin me Round Like a Record, hit tão festejado na pista do Autobahn e sucesso no Reino Unido e na América do Norte. O trio produziria também no ano seguinte (1986) o terceiro álbum do Dead or Alive ‘Mad, Bad & Dangerous to Know’ com destaque para o fantasmagórico hit ‘Something in my House’ e ‘Brand New Lover’.

O estilo do trio atraiu as super gatas do grupo Bananarama que resolveram fazer uma releitura do hit dos anos 70 ‘Venus’ do grupo Shocking Blue e que alcançou a 1ª
colocação na parada Bilboard dos EUA em setembro de 1986 e entrou para o Top 10 britânico e de outros países. O SAW colaboraria posteriormente para o Bananarama nos hits ‘Love in the First Degree’, I Can´t Help It’ e I Heard a Rummor’.

A partir daí o estilo musical do trio muda um pouco adicionando baterias eletrônicas e sintetizadores e que chegou a ser apelidado de bubblegum synthpop (synthpop
chiclete), motivo este porque as músicas seguiam uma mesma batida e ritmos parecidos. Através desse ritmo o trio foi a principal influência para o movimento da
Eurodance (leia-se também Euro Disco ou Ítalo Disco).

Em 1987 eles descobrem um cantor branco com alma negra. Quem ouvia Rick Astley cantando com todo aquela voz de barítono, imaginava que ela era um negro, mas ao verem o vídeo clipe do seu primeiro single ‘Never Gonna Give You Up’ descobriam a verdade. Com pinta de bom moço e galã, Rick Astley emplacou outros sucessos como‘Together Forever’, Whenever You Need Somebody’, Hold me in Your Arms’. O álbum de estréia teve ótima vendagem e o hit ‘Never Gonna Give You Up’ obteve primeiras colocações na Inglaterra e EUA.

Mas a bomba viria na sequência, pois o trio SAW sofre um processo judicial devido a utilização da base musical da faixa ‘Trapped’ do cantor Colonel Abrams para utilização no hit ‘Never Gonna Give You Up’ de Rick Astley. Além disso se envolveram também com o M/A/R/R/S na utilização da base de ‘Pump Up The Volume” para um remix da cantora Sybil. Os críticos não perdoaram e satirizaram o trio por plágio. Pete Waterman declarou a imprensa que tudo foi uma questão de princípios e não visando o lucro e então prometeram doar os royalities do processo judicial para as entidades carentes.

O trio emplaca outro sucesso com ‘Respectable’ do dueto Mel & Kim e produz em 1988 o álbum de estréia da cantora e atriz australiana Kylie Minogue emplacando o hit ‘I Should Be So Lucky’ que já havia sido lançado em formato single em 1987 e com excelente aceitação do público e ficando por cinco semanas na primeira colocação da parada britânica.

SAW lança um trabalho instrumental assinado pelos próprios integrantes. O single é‘Roadblock’ com uma levada mais black.

Em 1989 é a vez de Jason Donovan brilhar com o álbum ‘Ten Good Reasons’ e o mega-hit ‘Two Many Broken Hearts’ mais um grande êxito do trio SAW superando as expectativas de vendas.

Mas eles não se davam por satisfeitos e resolvem convidar nada mais nada menos do que a eterna rainha da Discotheque Donna Summer e produziram o álbum ‘Another Place in Time’ no ano de 1989. Um arraso, pois Donna Summer estava um tanto fora da mídia e com esse trabalho a Diva da Disco Music veio com força total. ‘This Time I Know It´s for Real’, ‘Breakaway’, Love’s About to Change My Heart’, ‘I Don’t Wanna Get Hurt’ são grandes sucessos deste álbum.


Samantha Fox, Lonnie Gordon, Sonia, Pat & Mick, The Twins, Nick Straker Band, The Three Degrees, Edwin Starr, Malcolm McLaren, Debbie Harry, Elton John, La Toya Jackson, Laura Branigan, Big Fun, Gloria Gaynor, Sigue Sigue Sputnik, Princess, Cliff Richard, Paul Lekakis, Phil Fearon entre outros são os artistas que já tiveram em suas músicas produções deste íncrivel trio britânico.

Confira abaixo os hits produzidos pelo SAW que alcançaram a primeira colocação nas paradas britânicas:

1985 "You Spin Me Round (Like a Record)", Dead or Alive
1987 "Respectable", Mel and Kim
1987 "Let It Be", Ferry Aid, a cover of the 1970 Beatles' hit
1987 "Never Gonna Give You Up", Rick Astley
1987 "I Should Be So Lucky", Kylie Minogue
1989 "Especially for You", Kylie Minogue and Jason Donovan
1989 "Too Many Broken Hearts", Jason Donovan
1989 "Hand on Your Heart", Kylie Minogue
1989 "Ferry Cross the Mersey", Christians, Holly Johnson, Paul McCartney, Gerry Marsden and SAW
1989 "Sealed with a Kiss", Jason Donovan
1989 "You'll Never Stop Me Loving You", Sonia
1990 "Tears on My Pillow", Kylie Minogue
‘Venus’ da Bananarama e ‘Together Forever’ do Rick Astley atingiram a primeira colocação somente nos EUA.


Oficialmente o trio lançou coletâneas compilando seus maiores hits produzidos:

The Hit Factory: The Best of Stock Aitken Waterman. (1987 Reino Unido compilação lançada pela Stylus Records).
The Hit Factory Volume 2. (1988 Reino Unido/ Japão - compilação lançada pela Fanfare Records e PWL.)
The Hit Factory Volume 3. (1989 compilação lançada pela Fanfare Records e PWL.)
A Ton of Hits: The Very Best of Stock Aitken Waterman". (1990 compilação lançada pela Chrysalis Records' Dover Records sub-label.)
The Hit Factory: Pete Waterman's Greatest Hits. (2000 compilação lançada pela Universal.)
Stock Aitken Waterman Gold. (2005 compilation realizada pela PWL e associada a Sony BMG).
Essa é a bem sucedida história do trio de produtores Stock, Aitken & Waterman ou simplesmente SAW. Não existe nenhum fã de carteirinha dos anos 80 que não tenha dançado nenhum dos mega-hits aqui citados.


Reinaldo Varani



voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80