Pocket Calculator
A-ha - Touchy

 

"Touchy!" (Também conhecido simplesmente como "Touchy") foi o terceiro single a ser lançado pelo A-ha do álbum Stay On These Roads, em 15 de agosto 1988. Ele alcançou vendas mundiais de cerca de 900.000 cópias.
FICHA

A-ha - Touchy!
Data de Lançamento:
15/08/1988
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Touchy! (Go-Go Mix) - 8:20

Lado B
01. Touchy! (LP Version) - 4:31
01. Touchy! (LP Version) - 4:34

Produção: Bob Clearmountain, Jimmy Iovine
Gravadora - Real Records

A canção é considerada um clássico da banda, sendo inclusive uma das raras músicas "alegres" do A-ha. "Touchy!" é muito criticada, por críticos e fãs leais, e considerada como tendo danificado a reputação do a-ha como uma banda séria. A base musical da canção é claramente muito forte e altamente original e bem escrita , como é habitual para a banda.

O bassline desta música foi gravado usando um Yamaha DX7 (Seu som inconfundível pode ser ouvido em muitas gravações, especialmente música pop da década de 1980. Foi tão prevalente devido à dificuldade de programação combinada com o imediatismo dos sons do Dx7, o que significava que os músicos gravavam com os sons que tinham em suas mãos; assim os sons do DX7 floresceu na música gravada nos anos 1980 ao ponto em que foi considerado como cliché até o final da década).

A versão 12" Go Go Mix de "Touchy!" a deixa bem diferente da original. Não é simplesmente uma versão estendida... Tem bastante dos vocais mais isolados sem a companhia dos acordes dos sintetizadores característicos da versão original (e característicos do a-ha também).

Tem longos trechos de batidas, e causa até a impressão de ser um tantinho mais lenta que a original, que é uma explosão de "uptempo" no álbum "Stay on these roads"...e na minha humilde opinião (!) acho que "Touchy!" é tão pop e tão icônica em sua versão original que perde um pouco seu clima brincalhão nessa versão 12" (clima esse que pode até ser constatado no vídeo de "Touchy!" , gravado num resort na França).

O lado B desse single é a melancólica "Hurry Home", faixa do álbum do Stay on These Roads, na mesma versão do álbum. Composta pelo Pal Waaktaar é um Synthpop de primeira com sintetizadores envolventes como toda a discografia do A-ha.


Patrícia Neves