Pocket Calculator
Bauhaus - Bela Lugosi's Dead

 



Bauhaus foi uma banda fundada em 1978 na cidade inglesa de Northampton que tinha nas guitarras Daniel Ash, o baixista, David J, o baterista Kevin Haskins e o vocalista Peter Murphy. Suas mesclas passam pelo Pós-Punk, Gothic Rock e música experimental. O single Bela Lugosi's Dead, lançado em 1979 é o primeiro single da banda, tem como o B-side a música Boys e demo o hit Dark Entries.

FICHA

"Bauhaus - Bela Lugosi's Dead"
Data de Lançamento:
1979
Estilo: Gótico

Lado A
01. Bela Lugosi's Dead - 9:31

Lado B
01. Boys 3:09
02. Dark Entries (Demo) - 1:20

Arte –Small Wonder Records
Fotografia –Small Wonder Records


Gravadora - Small Wonder Records

Na época não se imaginava gravar em take único uma canção. O Bauhaus no entanto seguiu a frente do seu tempo e deixou registrada essa ação. O título da música faz referência a estrela do cinema de terror Béla Lugosi (1882-1956), que fez muito para criar a imagem do vampiro moderno como o personagem-título do filme de 1931, Drácula.

Seu som começa pesado mas algo não monótono afinal há interações significativas entre os acordes e sintonia entre guitarra, bateria e baixo. A canção foi apresentada no filme de Tony Scott lançado em 1983, Fome de Viver, com o Bauhaus sendo retratado como uma banda em uma boate, tocando a música durante os créditos de abertura e introdução. Em um disco promocional foi apresentada uma versão editada da música, lançada nos cinemas que reproduziram o filme.




Ela também foi tocada ao longo do filme Dead Man's Curve/The Curve, e apresentado no filme francês, Sombre. A música é tocada no filme Maldita Sorte como uma introdução para quando a garota gótica está no filme e também é parte da trilha sonora. A canção foi usada como introdução para o quadro no final da década de 1990 do programa Saturday Night Live, o "Goth Talk".

A sonoridade vocal de Peter Murphy e o eco típico das músicas oitentistas instigam ainda mais a curiosidade em explorar esse universo gótico e subterrâneo, segundo definições de alguns especialistas.

Bauhaus deixou a sua marca e participação no cenário musical britânico, europeu e mundial. Hoje ainda é possível encontrar admiradores do single que muitos veículos de comunicação optam como sonoridade de seus anúncios publicitários, trilhas sonora de filmes, mesmo que de forma breve, e tema de programas, quadros ou momentos de jornalísticos mais focado para o lado cultural, seja em TV ou Rádio, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. A simplicidade do som traz um ar mais cult aos nossos ouvidos quando apreciamos o jeito bauhaus de expressar Bela Logosi's Dead.


 

Aldiéres Silva