Pocket Calculator
CCCP - American Soviets

 

FICHA

CCCP - American Soviets
Lançamento:
1986
Estilo: Synthpop / Freestyle

Lado A
01. American-Soviets - 6:06

Lado B
01. American-Soviets (Radio Version) - 4:13
02. American-Soviets (Instrumental Version) - 6:06

Produção: Rainer Streubel
Remix: Tommy Schmitt
Gravadora - Clockwork Records

Em 1986, a banda alemã de Synt-Pop liderada por Rasputin Stoy, “CCCP”, lançava seu primeiro e mais bem sucedido single: “CCCP – American Soviets”. Nesta composição, o “CCCP” (iniciais de União Das Repúblicas Socialista Soviéticas em alfabeto cirílico), ilustrava o que seria uma conversa amigável entre o último chefe de estado da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e Ronald Regan, então presidente dos Estados Unidos. De maneira bem humorada – porém não menos polêmica – a música aborda o desdém das duas potências pelo mundo em detrimento de seus próprios interessess. A escolha de retratar Gorbachev nesta composição não foi gratuita, uma vez que ele foi o responsável pelas políticas que culminariam na derrocada definitiva da União Soviética e o prevalecimento dos ditames norte americanos na política mundial.

O “CCCP” lançou quatro Singles no decorrer da década de 1980, antes de lançarem o seu primeiro álbum, “TheWorld”, em 1990. Entretanto, indiscutivelmente, o maior sucesso da trupe liderada por Stoy foi ”American Soviets”. Há duas versões conhecidas desta música, na primeira delas e mais conhecida, que conta com mais de 4 minutos de duração, podemos testemunhar logo na introdução, a dramatização desta conversa telefônica entre os estadistas das duas potencias que polarizaram o mundo durante este período, mantendo a guerra fria em vários paíse. Com uma contundente e pesada bateria eletrônica e a temática política, muitos críticos enquadram esta música numa estética sonora do “EBM”. A voz grave e sepulcral de Rasputin, a batida e as cadências do teclado conferem a “American Soviets” uma atmosfera forte e uma identidade inconfundível.

Tem-se ainda a versão instrumental 12” – “Amierican Soviets Instrumental (12” Single). Nela, o famoso diálogo de introdução com Regan e Mikhail é mantido, no entanto, toda a linha dos vocais não se faz mais presente. Contando com dois minutos a mais do que a versão original, nesse single, podemos apreciar o trabalho extremamente criativo (e contagiante) dos sintetizadores e a sua harmonia com as outras linhas instrumentais da composição.

Existe também um vídeo clipe, que ilustra a ideia da música de maneira ainda mais contundente. Nele os integrantes da “CCCP” executam a música sobre um tabuleiro de xadrez, e ao fundo, temos as bandeiras dos Estados Unidos e da União Soviética lado a lado, como se ambas fossem oponentes e o mundo servisse como seu tabuleiro.

Também foi lançado um 12" especial, chamado de American-Soviets Part II, com mais duas novas versões, American-Soviets II (Live From Moscow) (Special Remix), com mais frases em russo dessa vez na introdução, e no lado B do 12" a mesma American-Soviets II (Live From Moscow), versão instrumental.

A banda está na ativa até hoje, porém o único integrante da formação original é Rasputin Stoy e, seu álbum mais recente é “Quantic Shamanism Through Digital Western”, lançado em 2008.

Rapha Mussato