Pocket Calculator
The Clash - Should I Stay or Should I Go

 

FICHA

The Clash - Should I Stay or Should I Go
Lançamento:
Setembro de 1982
Estilo: Punk Rock/New Wave

Lado A
01. Should I Stay Or Should I Go - 3:03

Lado B
01. Cool Confusion - 2:53

Produção: The Clash
Mixagem: Glyn Johns

Gravadora - CBS Records

Uma música que grita por atitude? “Should I Stay or Should I Go” da banda punk rock inglesa The Clash! Lançada em junho de 1982, integrou o quinto álbum da carreira: “Combat Rock”.

O The Clash é simbolo de revolução, de mudar convenções, tanto é que há uma inversão nos vocais dessa canção: As partes em inglês foram cantadas por Mick Jones (guitarrista e vocal de apoio na maioria das composições do The Clash) e os backing vocals, em espanhol, pelo vocalista principal Joe Strummer juntamente com o cantor texano Joe Ely (muito admirado pelos integrantes da banda por seu álbum Honky Tonk Masquerade de 1978).

Joe Ely “traduziu” a letra voltada ao seu “Tex-Mex”, enquanto que Strummer utilizou um “espanhol castelhano” (sua infância foi na Espanha)... Somando ao engenheiro de som, Eddie Garcia (porto-riquenho com mãe equatoriana)... Mistura essa que resultou não em uma tradução correta, literal, mas em algo inovador até para os dias atuais!

Além disso, o The Clash é reconhecido pelas suas letras muito inteligentes... Há comentários sobre a ambiguidade contida nessa música... Na época, Mick Jones namorava a atriz e cantora Ellen Foley, então pode-se dizer que a letra tem relação com sua situação pessoal a esse envolvimento... Contudo, no ano seguinte (1983), Mick Jones foi expulso da banda, cogitando-se que “Should I Stay or Should I Go” foi um prenúncio de sua saída... demonstrando suas sensações dentro do grupo diante das divergências musicais que já estavam ocorrendo...

Recebeu várias re-edições: A primeira em 1982, contando com "Straight to Hell" no lado A e no lado B com a faixa "Cool Confusion". No ano seguinte (1983), com "First Night Back in London" no lado B. E a terceira vez, em 1991, com a música "Rush" do novo grupo de Mick Jones (Big Audio Dynamite) no duplo lado A, e com uma versão remixada de "Rush" em seu lado B. Já a versão ao vivo foi gravada de um show em 13 de outubro de 1982 no Shea Stadium em Nova York e faz parte do DVD - The Clash Live: Revolution Rock.

“Should I Stay or Should I Go” é um “Psychobilly”... uma versão punk do Rockabilly, um gênero de fusão que obtém elementos de tudo, desde doo-wop a blues, mas com esse toque punk fundamental e indispensável! E olha que a melodia não é muito mais do que dois acordes enfáticos, mas são dois GRANDES acordes! O que determina a genialidade e a autenticidade de uma das músicas mais reverenciadas e cultuada dos anos 80!


Damaris Camargo Aranha