Pocket Calculator
The Cure - Pictures of You

 

A banda inglesa The Cure é melancólica por excelência, e poucos álbuns lançados por eles retratam isso com mais perfeição do que o disintegration, álbum de maio de 1989 (30 anos!) considerado um dos mais incríveis títulos da banda - e dos anos 80.

Desse álbum, vou destacar no texto de hoje o quarto single, a linda e envolvente "Pictures of You". O single original em vinil 12" tem duas versões e duas tracklist diferentes. Mas a que falarei aqui é a versão extended presente na primeira versão do single (com Last Dance e Fascination Street - ambas ao vivo - no lado B).

FICHA

"The Cure - Pictures of You"
Data de Lançamento:
1990
Estilo: Alternative/Smooth Synthpop

Lado A
01. Pictures Of You (Extended Re-mix) - 8:07

Lado B
01. Last Dance (Live) - 4:41
01. Fascination Street (Live) - 5:23

Produtor: David M. Allen, Robert Smith
Remix: Bryan 'Chuck' New
Gravadora - Fiction Records

Esse é um daqueles singles que não fizeram parte do “mainstream” nem das principais paradas, mas que estão entre as mais conhecidas das pistas dentro e fora da Europa.

A versão extended é a que nos interessa nesse momento, pois, além de mais longa (cerca de um minuto a mais que a versão de estúdio) ela tem pequenas nuances que tornam a composição ainda mais bela e melodiosa do que a versão que costumamos ouvir no rádio ou em coletâneas.

Ela começa com uma longa introdução onde guitarra, baixo e bateria conversam harmoniosamente e em ritmo cadenciado, sem pressa de se fazer entender, aos poucos a gente se deixa levar pela nostalgia que ela nos traz, e nas lembranças boas de um passado já distante, mas ainda presente.

Quando a voz de Robert Smith entra na canção, o destaque fica com o baixo e a bateria, que fazem um acompanhamento perfeito ao que é cantado na letra dessa canção que fala das lembranças que vem à tona ao se olhar fotografias antigas. Podemos falar sem medo de exageros que esta é uma das melhores letras já escritas por Robert Smith, e olha que ele já escreveu letras incríveis como "Just Like Heaven" e "Close To Me", isso para citar apenas duas das mais conhecidas da banda.

The Cure é melancólico por natureza e isso eu citei ali no comecinho do texto, mas também é lírico e acolhedor, consegue ser maravilhosamente apaixonado ou profundamente depressivo e triste. Mas sempre (repito: SEMPRE) é lindo. Uma das mais importantes bandas dos anos 80. Que foi pop, foi gótico, foi indie, foi referência de moda, foi rock n roll, mas, acima de tudo, foi autêntico em tudo o que fez.

"Pictures of You" também foi lançado em vinil 7" com a versão original da música no lado A e uma versão ao vivo de "Last Dance" no lado B. Até os dias de hoje essa música é tocada em festas e citada como referência em produções atuais. Bandas como Elizabeth Harper & The Matinee (em 2009) e Blankenberge (em 2016) regravaram "Pictures Of You" tentando se aproximar do clima criado por Robert Smith & cia e falhando miseravelmente (embora a cover do Blankenberge - que está presente no tributo The Cure In Other Voices - seja bem interessante de se ouvir).

Em 1990 o The Cure lançou a coletânea de remixes "Mixed Up" (um vinil duplo lindão) que trouxe
uma versão extended dub (muito boa!) de "Pictures of You" e em 2018, ao relançarem este álbum numa edição deluxe em CD Triplo (!) lá estava novamente "Pictures Of You" numa nova versão remix extended feita por Robert Smith especialmente para este lançamento.

No ano de 2003 a empresa Hewlett Packard (HP para os íntimos) usou essa música em um comercial que divulgava seus novos serviços de fotografia digital. Nada mais apropiado, né? O interessante é que esse comercial acabou servindo também para renovar o público do The Cure, já que muitos adolescentes da época (primeira metade dos anos 2000) estavam particularmente interessados tanto nas novas tecnologias quanto nas músicas (novas ou não) que cruzavam o seu caminho. E como não se encantar com tamanha beleza e qualidade musical

Sábado é dia de viajar no tempo e curtir esse e outros clássicos dos anos 80 na pista Autobahn, eleita a melhor festa flashback de São Paulo!

Nos vemos lá


Ana Paula Santos