Pocket Calculator
David Bowie & Mick Jagger - Dancing in the Street

 

Em 1985 dois dos melhores músicos de todos os tempos - David Bowie e Mick Jagger, decidiram fazer um cover de Dancing in the Street (canção Produzida por William Stevenson e composta por Stevenson, Ivy Jo Hunter e Marvin Gaye) para uma apresentação no festival Live AID.

FICHA

"David Bowie & Mick Jagger - Dancing in the Street"
Data de Lançamento:
1985
Estilo: Rock, Pop/Rock

Lado A
01. Dancing In The Street (Steve Thompson Mix) - 4:40

Lado B
01. Dancing In The Street (Dub Version) - 4:41
02. Dancing In The Street (Edit) - 3:24

Produtor: Clive Langer & Alan Winstanley
Remix: Michael Barbiero, Steve Thompson
Gravadora - EMI

A ideia era tocar em lugares diferentes (Bowie tocaria no Estádio de Wembley - Inglaterra e Jagger no Estádio John F. Kennedy - Estados Unidos) e transmitir via satélite ao vivo, porém a tecnologia da época não permitiu (um atraso de meio segundo ocorreria), a solução foi gravar um vídeo clip e apresenta-lo no festival.

A canção (gravada nos estúdios Abbey Road Inglaterra) saiu em um compacto de sete polegadas e em um single de doze polegadas.

O trabalho recebeu indicações para o Brit Award: Melhor Single Britânico e Melhor Vídeo Britânico e recebeu o MTV Video Music Award de melhor performance Geral.

Versões comentadas.

Edited Version (3:24): A versão utilizada na rádio, difere profundamente da soul music gravada por Martha & The Vandellas (a primeira gravaç ão) ou do cover dos Mammas and Papas. Indiscutível que Jagger e Bowie fizeram um excelente trabalho colocando "mais cores" e vida na canção.

Versão extended (8:31 minutos) – Começa com o vocal de Jagger isolado e depois acompanhado por Bowie, aos poucos entram backing vocals e paulatinamente os demais instrumentos; um minuto e quarenta segundos de pura magia! Esta versão difere muito do original, com uma mixagem primorosa que em determinados momentos isola metais, palmas e bateria. Além de um solo de guitarra primoroso que ocorre aos seis minutos e vinte segundos! Uma obra prima que vale a compra do single - que tem um preço bastante acessível!

Dub Mix (4:41 minutos) – Versão similar a extend, inicia com os vocais também isolados porém a introdução diferenciada dura apenas um minuto!

Extended dance Mix (4:40) – Versão feita para as pistas, inicia com os beats isolados (prontos para um mix perfeito) e aos poucos começa a música original! A batida é mais forte convocando todos à dançar – seja nas ruas ou na pista.

Neste sábado tem Festa ANOS 80 com 10 horas de muita festa na pista mais concorrida de São Paulo! Dia de curtir todos esses clássicos que fizeram a história dos anos 80! Nos vemos lá!


André Luiz Barrella