Pocket Calculator
Devo - Going Under/Time Out for Fun (Brazil EP)

 

FICHA

Devo - Going Under (Brazil 7" EP)
Lançamento:
1984 (exclusivo no Brasil)
Estilo: New Wave

Lado A
01. Going Under - 3:25
02. Time Out For Fun - 2:45

Lado B
01. Peek-A-Boo - 3:00
02. That's Good - 3:25

Produção: Devo e Roy Thomas Baker
Letra/música: Gerald V. Casale, Mark Mothersbaugh
Gravadora - Warner Bros

“Time Out for Fun” é a primeira faixa do álbum “Oh, No! It’s Devo”, da banda norte americana “Devo”, lançado em 1982. A banda, fundada na primeira metade da década de 1970, por Gerald Casale e Mark Mothersbaugh, inicialmente alicerçava as suas composições numa base mais acústica e, apesar da evidência significativa do teclado, enquadrava-se facilmente, segundo alguns críticos, numa estética Post Punk. Na década seguinte, a presença cada vez mais contundente dos sintetizadores e experimentações sonoras mais melodiosas, consagrou a “Devo” como um dos nomes mais reconhecidos e icônicos do Sinth Pop, propiciando assim que estendesse largamente sua influência no cenário musical até a atualidade.

A sonoridade deste álbum de 1982, lançado pela “Warner Music”, afastava-se muito daquela observada nas faixas do primeiro grande trabalho de estúdio da banda, “Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!” (de 1978). O peso dos instrumentos acústicos e a forte batida que ditava um ritmo mais delineado e cadente, cediam agora lugar a notas mais melódicas e dançantes, arranjos eletrônicos mais elaborados, assim como a linha vocal. “Devo” consagrava então a sua identidade e conquistava seu lugar na cena musical.

A primeira faixa deste álbum, “Time Out for Fun”, já evidencia, através de uma composição de teor bem agridoce, um questionamento sobre como certas regras e paradigmas sociais – muitas vezes vazios e sem sentido – limitam-nos a uma vida mais monocromática e sem graça. De maneira irônica, no entanto muito bem humorada e irreverente – tanto na letra quanto na sonoridade – a música nos propõe a fazer aquilo que “Ferris Bueller” ilustrou tão bem, quatro anos depois, em “Curtindo a Vida Adoidado” (John Hughes - 1986): largar um pouco as obrigações de lado e nos divertirmos um pouco, afinal a vida é muito curta e são esses momentos que a fazem valer à pena! Não é surpresa que esse hit caiu imediatamente no gosto do público e inundou as pistas de dança, uma vez que foi capaz de harmonizar um tema que, de certa forma, norteou a década de 80 a alcançar uma musicalidade e uma atmosfera inovadora, criativa e de qualidade.

O Devo, bem como grande parte da cena New Wave e várias outras produções artísticas das mais diversas naturezas, chegou com um considerável delay ao Brasil em relação aos outros países. Só foi possível aos brasileiros o contato com este movimento quando já era observado um considerável arrefecimento nas restrições impostas pela ditadura militar, algo inédito desde 1968, quando fora decretado o “AI-5” e, no caso do “Devo”, cujo trabalho sempre se alicerçou numa crítica escancarada ao “American Way”, não seria diferente. Nesse contexto, o título dessa música torna-se muito apropriado, pois após vinte anos de regras tão restritivas, dominação e controle, os brasileiros finalmente começavam a sorver uma lufada de ar fresco e liberdade. Anunciava-se enfim, um pequeno “time for fun” (hora de se divertir). Pra se ter uma idéia, o primeiro festival de Rock no Brasil só foi permitido após o fim da ditadura, em janeiro de 1985 se realizava o Rock in Rio, quase 20 depois de todos os outros países do mundo.... Depois de 21 anos na escuridão, o Brasil voltava a enxergar colorido, e a chegada da New Wave no verão de 85 (no mundo já estourava desde 1978) marcou essa virada histórica. Time Out For Fun é uma crítica forte também aos jovens de Wall Street que só pensavam em trabalhar em busca do primeiro milhão e não tiravam uma noite de folga pra se divertir

Apesar deste trabalho do “Devo” não ter alçado voos elevados no exterior, o sucesso em terras brasileiras foi surpreendentemente considerável, afinal era a primeira música do Devo que chegava por aqui, algo que obviamente não passaria despercebido aos olhos da “Warner Records”, que respondeu a este fenômeno com o lançamento de um “EP” da banda, criado e distribuído exclusivamente para o Brasil. Com quatro músicas e tendo “Time Out for Fun” como a sua segunda faixa, em 1984 fomos presenteados com “Devo - Going Under”. Vislumbrando o enorme sucesso e a significativa receptividade que o público daqui dedicara ao trabalho inteligente e cheio de personalidade do “Devo”, a gravadora retribuiu produzindo o material no formato de 45 RPM (vinil com dez polegadas e com aproximadamente oito minutos de música por lado), algo até então bem raro no Brasil: outra feliz novidade. E o mais interessante é que como não tinha do Devo ainda por aqui, eles misturaram tudo, 3 músicas do “Oh No It's Devo”, Going Under que é do álbum anterior “New Tradicionalists” (quarto álbum do Devo) e a capa é baseada no terceiro álbum do Devo, também inédito até então “Freedom of Choice”.

“Time out For Fun” ganhou uma versão estendida, não oficial, na qual podemos curtir quase um minuto e dez segundos a mais de incríveis sintetizadores, teclados e arranjos vocais. Além disso, outro elemento que contribuiu significativamente para gravar essa música indelevelmente nas boas lembranças de quem a viu nascer, curtiu e se divertiu muito ao som dela, foi o lançamento do videoclipe; nele podemos constatar, através das imagens, a essência que o “Devo” imprimiu na letra e na sonoridade dessa música. Não pouparam em recursos gráficos, imagem e performances, flertando intimamente com um surrealismo muito característico. Observamos os integrantes da banda dançando e tocando seus instrumentos – ora trajados com uma estranha vestimenta preta e branca, ora com seus corpos substituídos por batatas – num cenário geométrico minimalista e dinâmico, rico em cenas bizarras que, dado o contexto, tornam-se hilárias. Este material audiovisual foi, sem dúvida, a “cereja do bolo” para que jamais nos esqueçamos deste clássico, que embalou e embala as pistas de dança até hoje.

Rapha Mussato