Pocket Calculator
Duran Duran - Is There Something I Should Know?

 

Este single foi lançado em formato “Stand – Alone”, e foi uma das músicas do Duran Duran que fez tanto sucesso, mesmo sem inicialmente ter saído em nenhum álbum. Foi lançado entre o 2o. (“Rio”) e 3o. (“Seven and the Raggest Tiger”), álbum da banda, em 19 de maço de 1983 (Reino Unido), e no final de Maio deste mesmo ano nos EUA.

Na Inglaterra, em apenas 1 semana eles estavam no UK Single Chart. E nos EUA chegaram no US Billbord Hot 100 em 06 de agosto de 1983, chegando a mais de 1 milhao de cópias vendidas.

Apesar de não ter saído em nenhum álbum, a música foi adicionada na re-edição americana do 1o álbum (“Duran Duran”), em 1983, no lugar da música lançada inicialmente na Inglaterra, “Now That's What I Call Music”. Vamos explicar porque fizeram isso: quando os primeiros singles do Duran Duram chegaram nos Estados Unidos, nem a banda e nem o estilo New Romantic eram muito conhecidos. Quando o 2o. Álbum “Rio” foi tomando conta das paradas americanas, e as vendas aumentaram, e com o sucesso do single “Is There Something...”, acharam uma boa oportunidade para incluir a música no 1o. Álbum e fazer o relançamento.

FICHA

Duran Duran - Is There Something I Should Know?
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Synthpop / New Romantic

Lado A
01. Is There Something I Should Know? (Monster Mix) - 6:41

Lado B
01. Faith In This Colour - 4:09

Produção: Duran Duran
Remix: Alex Sadkin & Ian Little
Gravadoras - EMI

Os produtores deste single foram o próprio Duran Duran, Ian Little, Colin Thurston e Phil Thornalley.

No Reino Unido, o lado B deste single é “Faith in This Colour”, que causou alguma polêmica: eles usaram a versão 7” desta música, onde podíamos perceber algumas passagens do filme Star Wars (sem a devida autorização), que foram retiradas rapidinho, assim que perceberam a posssibilidade de direitos autorais. Porém, na versão Alternate Slow Mix podemos ouvir no último minuto, a cena onde Obi-Wan desativa o raio trator. Entretanto, o Duran Duran nunca confirmou isso. Nos EUA,o lado B deste silgle é a música “Careless Memories”.

Acho que devemos comentar também o vídeo que foi dirigido por Russell Mulcahy, e foi um dos vídeos mais popularea na MTV. Grande parte do vídeo foi gravada em preto e branco, e ele inclui algumas cenas de vídeos anteriores da Banda, que nunca foram lançados pela MTV, como por exemplo “My Own Way”.

Curiosidades:

1- Na ocasião do seu lançamento, a banda usou esta música para abrir um show de caridade no campo de Futebol Aston Villa.

2- No clipe desta Música, o baterista Roge Taylor fala que gostaria de ter mudado o final deste clip, pois se sente muito desconfortável com a situação de ver ele mesmo cantando o refrão da música, olhando diretamente para a câmera.

Paully LeBon