Pocket Calculator
Echo & the Bunnymen - Lips Like Sugar

 

FICHA

Echo & the Bunnymen - Lips Like Sugar
Lançamento:
1987
Estilo: Synthpop / New Wave

Lado A
01. Lips Like Sugar (12" Mix) - 6:44
01. Rollercoaster - 4:01

Lado B
01. Lips Like Sugar (Dub) - 6:36
02. Lips Like Sugar (Single Mix) - 4:19

Produção: Laurie Latham
Remix: François Kevorkian
Gravadora - WEA / Sire

Lançado em agosto de 1987, Lips Like Sugar é o segundo single do álbum que recebeu o nome da banda (o quinto trabalho de estúdio deles). Essa música atingiu o 36° lugar da parada inglesa e o 24° lugar na irlandesa.

O Echo contratou François Kervokian para os remixes, (ele mesmo que fez as maravilhosas versões 12" de Tour de France do Kraftwerk). Com uma adorável batida dançante, a versão extended mix do vinil 12 polegadas de Lips Like Sugar se destaca justamente por ser dançante. Isso não deveria ser nenhuma surpresa se levarmos em conta que as versões extended eram feitas pensando em pistas de dança, mas a obra do Echo And The Bunnymen sempre foi muito crua e sóbria, e não dão muito espaço para esse tipo de manifestação de alegria. Então é ótimo ter acesso a essa versão que consegue agradar os fãs da banda que queriam algo “dançante” para as festas e os DJs de anos 80 que não tem (até hoje) muitas opções de músicas do Echo para tocar. Lips Like Sugar 12” é complexo e simples ao mesmo tempo e manteve intacto as principais características da banda liderada por Ian McCulloch: bateria ritmada, baixo bem marcado (seguindo à risca a cartilha do pós-punk) e claro, a voz de Ian McCulloch, inconfundível, um dos principais vocalistas dos anos 80. Tudo nessa versão contribui para que ela seja, disparada, a melhor versão 12” da banda. Ainda há a versão Dub no b-side do 12", muito parecida com a extended, mas sem as estrofes cantadas, apenas os refrões, com vários ecos sobrepostos.

Composta em conjunto pelos 4 integrantes da banda (Ian McCulloch, Will Seargeant, Les Pattinson e Pete de Freitas) e com letra de Ian, esta música foi produzida por Laurie Lathan e Gil Norton e, na época, lançada em formato vinil 7 polegadas (com a música Rollercoaster no lado B) e nos formatos vinil 12 polegadas nos Estados Unidos com 4 músicas:
- Lips Like Sugar – 12” mix
- Rollercoaster
- Lips Like Sugar – Dub
- Lips Like Sugar – single mix

E no Reino Unido com 3 músicas:
- Lips Like Sugar
- Rollercoaster
- People Are Strange

E ainda um 12" promo, para impulsionar as vendas que vinha um Flexi-Disc extra com New Order e Gene Loves Jezebel que estavam estourando na época e deram uma força nas vendas de Lips Like Sugar.

New Order - Shame Of The Nation
Gene Loves Jezebel - Fresh Slices

A cover de People Are Strange faz parte da trilha sonora do filme The Lost Boys (no Brasil Os Garotos Perdidos) e também está presente no álbum da banda. Lips Like Sugar é uma das músicas mais importantes da obra do Echo And The Bunnymen e sempre está presente nos sets dos shows, independente da parte do mundo onde a banda esteja se apresentando. Ao longo dos anos, diversas bandas fizeram covers da música. Em 2002 a banda inglesa Coldplay gravou um áudio que foi incluído no DVD Single “The Scientist” e na edição australiana do single “God Put A Smile Upon Your Face”, de 2003. O cantor britânico Seal gravou uma versão de Lips Like Sugar com o cantor de reggae Mikey Dread incluída na trilha sonora do filme 50 First Dates (no Brasil Como Se Fosse A Primeira Vez). A banda americana The Smashing Pumpkins inclui sua própria versão de Lips Like Sugar na sua turnê australiana e europeia de 2008 (existe um registro dessa performance feito pela MTV Australiana) e no tributo espanhol “Play The Game: Um Tributo a Echo And The Bunnymen”, de 2005, consta uma cover de Lips Like Sugar feita pela banda espanhola Solina.

Ana Paula Santos