Pocket Calculator
Erasure - Sometimes

 

Sometimes é uma música lançada pela banda synthpop britânica Erasure em Outubro de 1986, sendo o quarto single lançado pela dupla em sua carreira. Depois de três singles lançados do seu álbum de estreia Wonderland que acabaram não sendo tão bem sucedidos, Sometimes acabou se tornando o seu primeiro grande hit mundial.

FICHA

"Erasure - Sometimes"
Data de Lançamento:
1986
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Sometimes (Shiver Mix) - 5:22
02. Sometimes (Extended Mix) - 7:30

Lado B
01. It Doesn't Have To Be (The Boop Oopa Doo Mix) - 7:12
02. Sexuality (Private Mix) - 6:04

Produtor - Flood
Remixes - Rico Conning e Phil Harding

Gravadora - Mute Records

A música conseguiu atingir a posição de número um na África do Sul, ficou na segunda posição no Reino Unido e na Alemanha tornando-se assim um enorme sucesso pelo mundo. A música foi a segunda lançada pela dupla a ficar no Top 5 nos Estados Unidos na Billboard Hot Dance Music/Club Play alcançando a posição de número quatro.

A música foi escrita em conjunto por Vince Clarke e Andy Bell e podemos dizer que Sometimes traz o som típico da dupla. Com batidas irresistíveis acentuadas pelos sintetizadores de Clarke e a voz delicada e forte de Bell, Sometimes é definitivamente perfeita para dançar e acompanhar com os pés. E temos até um solo de trompete feito por Guy Barker. E Sometimes acabou passando exatamente 17 semanas na parada de singles do Reino Unido, tornando-se assim o single a ficar mais tempo na parada de seu país natal. A música acabou sendo incluída no segundo álbum do Erasure chamado de The Circus que foi lançado em Março de 1987, seis meses depois do lançamento do single.

O single saiu em formato "7 trazendo além de Sometimes, a música Sexuality (Single Mix) no seu lado B. E também foi lançado o single no formato "12 em três versões: na primeira versão temos Sometimes (12" Mix) e no lado B temos Sexuality (12"Mix) e Say What (Remix). A versão 12" Mix de Sometimes começa um pouco diferente da versão que entrou no disco The Circus. Começa praticamente com os vocais quase isolados do Andy, para depois aos poucos entrarem as batidas. E temos aqui pouco mais de cinco minutos de duração com muito mais batidas e o seu refrão repetido por muitas vezes, prolongando ainda mais essa maravilha. Já na segunda versão do single, que é na verdade uma edição limitada lançada pela gravadora Mute Records, nós temos: Sometimes (Shiver Mix), Sexuality (Private Mix) e Senseless (Remix). Essa versão chamada de "Shiver Mix", começa apenas com as batidas por quase quarenta segundos e traz os vocais do Andy um pouco abafados. De alguma forma o gênio Vince Clarke trouxe uma batidas um pouco diferentes nessa versão deixando ela ainda mais forte e poderosa com várias partes instrumentais. Na terceira versão "12 de Sometimes lançada pela gravadora Sire temos: Sometimes (Extended Mix), Sometimes (Shiver Mix), It Doesn´t Have To Be (The Boop Oopa Doo Mix) e Sexuality (Private Mix). A versão Extended Mix também tem seu começo apenas com batidas e sintetizadores para depois entrar os vocais. Essa versão é simplesmente espetacular e perfeita para as pistas mundo afora.

Como se não bastasse todas essas versões, Sometimes ainda fez parte da compilação lançada pelo Erasure chamada de "The Two Ring Circus". E aqui Sometimes aparece com duas versões, sendo uma ao vivo e outra chamada de " Erasure and Flood Mix".

Como o nome sugere, é uma versão da dupla em parceria com o produtor Flood. E aqui temos nessa versão mais batidas diferenciadas trazendo mais sinais da genialidade de Vince Clarke que sim pode ser considerado um dos grandes e maiores instrumentistas da década de ouro da música. Aqui as batidas são um pouco mais suaves do que nas outras versões, mas nem por isso menos envolventes.

E vale lembrar que daqui alguns dias a dupla estará no Brasil para shows em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Pode-se dizer que esse é um dos shows mais esperados dos últimos tempos e claro que teremos Sometimes e todos os grandes hits que fizeram a fama do Erasure em nosso país. E ainda para coroar a passagem deles por aqui, teremos um super especial no Projeto Autobahn.

 

Ronaldo Martins Lima