Pocket Calculator
Gary Numan - Cars

 

Cars é um hit lançado pelo britânico Gary Numan (nascido Gary Anthony James Webb, nascido em Londres em 8 de março de 1958), como seu primeiro single do álbum The Pleasure Principle, nos formatos 7 e 12 polegadas.

É também um marco do estilo synthpop, produzida com colaboração de Helen Pritchard e dirigida por Derek Burbidge. Gary Numan, tinha acabado de deixar sua banda Tubeway Army (algo como Exército do Metrô, banda que era o líder e vocalista), e resolve entrar de cabeça na música eletrônica, muito influenciado pelo Kraftwerk e por Phillip K Dick e seu inesquecível "Do Androids Dream of Electric Ship", livro que deu origem ao sensacional Blade Runner).

A característica mais marcante da música é a troca dos instrumentos acústicos pelos sintetizadores, o estilo visual super incomum, acompanhado de uma mistura de efeitos que se tornaram tendência em muitos clipes que se seguiram nos anos 80.

Além desses efeitos, acompanhados por uma bateria marcante e alguns outros itens de percussão (pandeiro, por exemplo), no clipe fica claro o som poderoso e inesquecível dos sintetizadores e a voz inconfundível e peculiar do Gary.

Pela primeira vez que uma baseada nos sintetizadores chegava ao topo da parada inglesa, façanha que despertou a mídia o movimento que seria o estilo mais marcante da década de 80, o technopop. Human League, Ultravox, Cabaret Voltaire, New Musik já estavam na estrada, mas não tinham a atenção da mídia, embora fossem bastante populares no underground britânico. Logo depois do sucesso de Cars do Gary Numan, uma vastidão de bandas surgiram do underground technopop direto para o topo das paradas, com Don't You Want Me do Human League, seguido por Sweet Dreams do Eurythmics e o recordista do Guinness Book, Blue Monday do New Order, daí para a frente os anos 80 tinham uma cara, a década do Technopop, como a principal revista de música de todos os tempos, a NME (New Musical Express) definiu a década!

FICHA

"
Gary Numan - Cars"
Data de Lançamento:
1979
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Cars - 3:49

Lado B
01. Asylum - 2:29

Produtor
- Gary Numan

Gravadora - Beggars Banquet

Não bastasse a qualidade do trabalho na criação da versão original de Cars, Numan também lançou um remix que é simplesmente um estrondo nas pistas. Sim meus amigos, essa versão 12" maravilhosa que sempre ouvimos na pista Autobahn! A versão chamada de “Cars – Extended ‘E’ Reg Model” lançada em 1987.

Musicalmente essa nova versão era algo mais leve, com efeitos puros, muito bem elaborados, combinados, um tom meio dramático, sem vocal algum até os 2 minutos e 29 segundos, quando Numan entra, e mais direcionada realmente ao gênero pop que as músicas antecessoras de Numan.

Mais tarde Numan reconheceu que ele tinha um propósito de ter uma música que figurasse no topo das paradas.

“Esta foi a primeira vez que eu escrevi uma música com a intenção de “talvez seja um single de sucesso”, confessa.

O trabalho de Numan no cenário “anosoitentista” não pára por aqui: ele é considerado tão importante por ter contribuído diretamente para o surgimento de bandas como o Depeche Mode, New Order, Soft Cell, Yazoo...

É uma música que continua tocando nas festas original e autenticamente anos 80, como o Projeto Autobahn, que em seu auge foi top hit em várias paradas internacionais, sendo inclusive a primeira música eletrônica a alcançar o topo em uma delas, entre as quais mencionamos:

1º lugar nas paradas do Canadá em 1980,
1º lugar nas paradas inglesas em 1979,
Alcançou o 9º lugar na Billboard TOP 100 nos Estados Unidos
Estreou no American Top 40 (AT40) em março de 1980 e lá permaneceu por 17 semanas, atingindo o 9º lugar
5º lugar na IRMA (Irish Recorded Music Association) da Irlanda,
entre outros...

Curiosidades:

Nas entrevistas, artistas tão díspares quanto Marilyn Manson e Jesus Jones citam Gary Numan como sua maior fonte de influência. Gary Numan é adorado por centenas de músicos e bandas, entre eles Pete Burns do Dead or Alive que sempre se disse fã do Numan, por todas essas razões, inclusive ser o primeiro technopop a liderar uma parada, é considerado um dos artistas mais influentes da década


Marcel Zampieri