Pocket Calculator
Gazebo - I Like Chopin

 

Falando em sucesso dos 80, em 1983 as rádios aqui do Brasil tocavam uma das músicas mais marcantes da década, "I Like Chopin", do até então desconhecido Gazebo.

Na verdade Gazebo é o nome artístico de Paul Mazzollini, filho de um diplomata italiano, nasceu em Beiruth, quando seu pai estava em serviço diplomático, se tornou um dos maiores ícones da Italo Disco, quando a música eletrônica italiana dominou as paradas de todo o mundo, centralmente entre 82 e 86. O Italo Disco foi tão forte, que até bandas de outros países seguiram sua linha, como uma quantidade gigantesca de bandas alemãs, inglesas, irlandesas, espanholas começaram a fazer Italo, no final dos 80, o estilo começou a ganhar o nome de Euro disco!

FICHA

"Gazebo - I Like Chopin"
Data de Lançamento:
1983
Estilo: Italo-Disco

Lado A
01. I Like Chopin - 7:40

Lado B
01. I Like Chopin (Instrumental) - 7:55

Aranjo e Produção - P.L. Giombini
Mixado por - G.P. Bresciani
Escrito por - Gazebo e P.L. Giombini

Gravadora - Baby Records

Segundo single do Gazebo, "I Like Chopin" estourou nas rádios da Itália e alcançou o primeiro lugar entre as músicas mais pedidas em vários países da Europa e outros continentes. A música composta por Gazebo juntamente com o produtor Pierluigi Giombini vendeu mais de 8 milhões de cópias pelo mundo.

Com o sucesso do Gazebo, a gravadora Baby Records abriu as portas para vários ícones da Italo Disco entre eles o Tom Hooker e sua inesquecível Looking for Love, clássico das pistas na segunda metade da década, assimilando elementos da house music, que mais tarde seria chamada de Italo House, essa mistura que se tornaria um grande de Italo Disco com House.

O material foi lançado em 1983 pela Baby Records, gravadora que também lançou artistas como Albert One, Den Harrow e Tom Hooker. Foi produzido em parceria com Pierluigi Giombini na Itália e contém originalmente duas faixas.

Gazebo foi um dos principais nomes do Italo Disco, movimento musical italiano de música eletrônica e synthpop muito forte nos anos 80 e que revelou grandes artistas como Baltimora, Savage, Matia Bazar entre outros. Tudo na verdade começou com o mestre Giorgio Moroder, primeiro italiano a dominar os sintetizadores, e colocar uma sonoridade italiana usando os sintetizadores Kraftwerkianos.

Com sua melodia apaixonante, embalou também os namoros da época e as versões 12" tomaram conta das pistas

A extended version é maravilhosa, um prolongamento do prazer com vários sintetizadores, teclados e piano entrando um a um numa apoteose maestral em homenagem ao compositor romântico Frédéric Chopin do século XIX. Lembremos que nessa fase vivíamos a Inglaterra neo-romântica, com bandas como Classix Nouveaux, Visage, Duran Duran, Japan revivendo o romantismo do século XIX através do apaixonante movimento New Romantic.

O videoclipe é fabuloso, bem ao estilo Vienna do Ultravox e seus casamentos da era romântica. Ao contrário do muitos pensam, a composição não usa nenhum compasso das obras originais de Chopin, mas o piano é extremamente envolvente. Na verdade, o autor fala da relação conturbada entre o compositor Frédéric Chopin e a escritora George Sand (pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant, considerada a maior escritora da língua francesa), entre 1838 e 1947.

A musica fez parte da trilha sonora da novela "Eu Prometo" da Globo exibida em 1983. Em 1992 a musica original fez parte de outra trilha de novela "Despedida de Solteiro" da mesma emissora.

Chegou ao primeiro lugar na Áustria, Alemanha, Suiça, Itália e Espanha, ao segundo lugar da França, e no top 10 de paradas de todo o mundo, incluindo Holanda, Bélgica, Japão, etc.

 

Ivana Fevereiro