Pocket Calculator
Human League - Don't You Want Me

 


Lançado pela Virgin Records em 1981 no terceiro álbum da banda, Dare, "Don't YouWant Me" foi escrito por Phil Oakey, Adrian Wright e JoCallis e produzido por Martin Rushent. Rushent, além de produzir outros álbuns e singles da banda, também produziu artistas como The Stranglers, The Buzzcocks, T-Rex, Fleetwood Mac e The Go-Go's.

O single foi tão bem aceito que permaneceu nas paradas americanas por 28 semanas, chegando a atingir o 1º lugar. Com isso abriu o caminho para o Technopop em todo o mundo. Foi a primeira música de uma banda inglesa a liderar o top americano desde os Beatles. Nas paradas britânicas também teve excelentes resultados, permanecendo por 13 semanas, 5 delas em 1º lugar. O single também foi eleito pela Billboard o 6º maior hit de 1982 (ano em que entrou nas paradas dos EUA) além de render disco de ouro.

FICHA

"The Human League - Don't You Want Me"
Data de Lançamento:
1981
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Don't You Want Me - 3:56
02. Seconds - 5:01

Lado B
01. Don't You Want Me (Ext. Dance Mix) - 7:31

Produzido por – Human League, The, Martin Rushent
Escrito por – Jo Callis, Philip Adrian Wright e Philip Oakey
Masterizado em – The Town House



Gravadora - Virgin

Mas Oakey não chegou nem perto de imaginar que "Don't YouWant Me" faria o enorme sucesso que fez e muito menos que seria a música mais conhecida da banda. Muito pelo contrário. A primeira versão gravada por ele era bem diferente da que foi lançada e que é conhecida até hoje. Mas Rushent achou a música pesada demais e junto com JoCallis decidiu fazer uma versão bem mais suave e, de acordo com Oakey, bem mais pop. Detalhe que não agradou Oakey nem um pouco. Achou a música tão fraca que a colocou como ultima faixa do lado B de Dare.

Na verdade não estava nos planos de Oakey lançar "Don't YouWant Me" como single. Dois singles de Dare já haviam sido lançados e feito relativo sucesso, o "The Sound of theCrowd" e "Love Action (I Believe in Love)" e o single "Open Your Heart" fora escolhido para promover o álbum, também atingindo uma boa posição nas paradas. Mas um dos cabeças da Virgin na época, Simon Draper, resolveu lançar mais um single do álbum antes do final daquele ano, escolhendo "Don't YouWant Me". A escolha de Draper deixou Oakey preocupado e contrafeito, pois este acreditava que o público já estava farto de Human League e que a faixa de qualidade tão inferior (Oakey realmente não ficou satisfeito com o produto final) seria um desastre e ao invés de promover arruinaria o trabalho e a imagem da banda. Mas Draper insistiu que um quarto single deveria ser lançado e no final das contas Phil Oakey se deu por vencido.




 

Parece que Phil Oakey fez muito bem de ouvir Draper, pois a música realmente teve um sucesso enorme, tanto que podemos escutá-la até hoje em algumas emissoras de rádio.

O single foi lançado em 7" e 12" polegadas. A 7" com "Don't YouWant Me" no lado A e "Seconds" no lado B e a 12" também com "Don't YouWant Me" no lado A e no lado B "Seconds" e uma versão estendida de "Don't YouWant Me".

Para criar a discussão do casal simulada na música, Phil Oakey se baseou no filme Nasce uma Estrela, lançado em 1976 e estrelado por Barbra Streisand e Kris Kristofferson. Susan Sulley (que era apenas a backing vocal na época) foi a escolhida para fazer o papel da garota. A letra rendeu muitos boatos, inclusive que se tratava de um fato ocorrido na vida de Sulley. Além de declarar que o boato não retratava a verdade, Oakey explicou que a música não fala de amor e sim do jogo de poderes do qual muitas pessoas se vêem envolvidas.

 


 

Natascha Coelho