Pocket Calculator
Information Society - Think

 

FICHA

Information Society - Think
Lançamento:
1990
Estilo: Synthpop / Freestyle


Lado A
01. Think (Virtual Reality Radio Edit) - 7:26
01. Think (Bluebox 2600 Mix) - 6:22
01. Think (Virtual Reality Mix) - 6:22

Lado B
01. Think (Phone Phreak Mix) - 6:22
01. Think (Virtual Dub) - 6:22
01. Think (A Cappella) - 6:22

Produção: Little Louie Vega
Remixes: Tommy Uzzo Little Louie Vega, Todd Terry

Gravadora - Tommy Boy

Vamos falar de mais uma maravilha dos anos 80, mais precisamente do último ano da década: "Think" da banda americana Information Society.

É a primeira música de trabalho do álbum Hack (segundo da carreira do grupo). Lançada em 1990, foi composta por seu tecladista e percussionista Paul Jason Robb e alcançou o quinto lugar da Hot Dance Club dos EUA e a posição 20 da parada de singles geral.

A letra trata sobre amor, mais especificamente, um amor antigo, de toda lembrança vivenciada nesse relacionamento, misturando fatos passados dessa experiência mas sugerindo também um contexto futurista dessa mesma relação. Vale a pena conferir, vocês vão entender essa intenção...

Think foi inpirada e tem sample (trecho relevante) da música datada de 1972, “Think (About It)" da cantora Lyn Collins, uma das divas do soul e funk americanos e foi explorada ao máximo pela banda! Resultou em 6 versões:

- Think (Virtual Dub): com cinco minutos de duração e bem diferente das demais, pois não existe a letra cantada por Kurt Harland, há uma exploração de efeitos processados, como o delay e o reverb em pedaços das letras dos backing vocals e dos próprios instrumentos que entram e saem da mixagem e algumas vezes do tempo da própria música! Muito interessante!

- Think (A Capella): totalmente antagônica à anterior, com somente 2 minutos, o destaque é dado para justamente os vocais, para a letra propriamente cantada... Curiosa para aquele ano de sua execução, já que não era muito comum o uso só da voz do cantor numa música, ainda mais tão dançante quanto Think… Muito usada para fazer viradas com a base de uma e vocal de outra, característica forte do Freestyle.

- Think (Phone Phreak Mix): aqui a ênfase é da para a batida eletrônica muito acentuada e secundariamente aos sintetizadores... Talvez um prenúncio do que seria os anos 90...

- Think (Bluebox 2600 Mix): chama muito a atenção a partir de seus 40 segundos até, mais ou menos, 1m45s pois o destaque é dados aos sintetizadores, com a bateria eletrônica em segundo plano... Mas aos 2m45s é o contrário: a bateria eletrônica que é dominante! Uma contraposição única e muito criativa!

- Virtual Reality Radio Edit: elaborada para execução nas rádios, é mais “seca” quanto aos efeitos, mas, não menos dançante... Ela é bem objetiva para justamente deixar clara sua intenção: chamar todos para a pista de dança!

- Think virtual (reality mix): versão sempre presente na pista Autobahn e, na minha opinião, a mais completa, não só pelos seus 7 minutos de duração, mas como pela sua construção: vão entrando as camadas de sintetizadores e bateria eletrônica compassadamente, sem abandonar os efeitos do backing vocal feminino e o masculino (think about it...) numa evolução irresistível!

Todas essas leituras da mesma canção, feitas pela própria banda que a idealizou, no mesmo momento de sua composição, demonstram toda a riqueza de ritmos e conceitos que os anos 80 possuíam e que são reverenciados e eternizados na pista Autobahn!



Damaris Camargo Aranha