Pocket Calculator
Laura Branigan - Gloria

 

FICHA

Laura Branigan - Gloria
Lançamento:
1982
Estilo: Synthpop / Italo Disco

Lado A
01. Gloria - 4:50

Lado B
01. I Wish We Could Be Alone - 3:18

Produção: Jack White
Letra/música: Giancarlo Bigazzi, Trevor Veitch, Umberto Tozzi
Gravadora - Atlantic

Vamos falar de uma música muito cativante, bem marcante dos anos 80: “Gloria” cantada pela inesquecível Laura Branigan (03/07/1952 - 26/04/2004)

Laura conseguiu quebrar recordes com Gloria, se tornou a primeira cantora a ficar no top da Billboard por 32 semanas consecutivas, um feito histórico na época, ainda mais para uma cantora com apenas um álbum no seu currículo! Sim, ela integrou o seu disco de estréia: Branigan.

É uma composição originariamente italiana, escrita por Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi e que foi “traduzida” para o inglês por Jonathan King, mas foi com a letra do canadense Trevor Veitch que arrebatou sucesso mundial, alcançando a marca de mais de 1 milhão de singles vendidos, só nos EUA!

A versão 12" é simplesmente maravilhosa... um prolongamento do prazer com mais sintetizadores e maior introdução para ser usada nas pistas de dança! Apaixonante!

Na Austrália, ocupou a posição número 1 por sete semanas consecutivas, de 7 de fevereiro a 21 de março de 1983! "Gloria" também chegou na primeira posição no Top-10 do Canadá e no Reino Unido: número 6! Sendo que no Reino Unido foi lançada 6 meses depois dos EUA: (junho/1982-EUA e dezembro/1982-Reino Unido).

Um fato muito curioso é que foi cogitado pelos produtores Jack White e Greg Mathieson a adaptação do título para “Mario”, numa tentativa mais romântica para o arranjo... o que foi recusado pela própria Laura!

Assim, foi dado prosseguimento à produção da música com a colaboração, inclusive, do mesmo tecladista da versão original da música! O que garantiu a “alma” da melodia!

A música fez tanto sucesso que Laura foi convidada para atuar, e claro cantar Gloria em um episódio da série Chips, o episódio gira em torno de Laura e sua banda feminina, formando par romântico com Erik Estrada (Frank Poncherello), que ao lado de Larry Wilcox (Jon Baker), perseguem o produtor delas, na verdade um traficante que quer "vendê-las" para uma turnê furada, elas não sabem mas na verdade serão usadas para exploração sexual em outros países. Vale a pena assistir o episódio, pela incrível voz de Laura Branigan e para matar saudade da série.

Com sintetizadores muito bem organizados, a evolução da música é empolgante, dá para captar toda essa vibração! Sem falar na voz única, forte e muito bem colocada! E a letra... que retrata toda a vontade de se encontrar com o ideal de parceiro, beirando até a obsessão: ... “Gloria, agora você está sempre fugindo / Correndo atrás de alguém, querendo encontrá-lo de qualquer jeito / Eu acho que você tem que desacelerar antes que comece a explodir / Eu creio que você está caminhando para um colapso, portanto tome cuidado para não deixar isto evidente...”

"Gloria" foi indicada para o Grammy como Melhor Vocal Feminino do ano de 82, contudo perdeu para "You Should Hear How He Talks About You" de Melissa Manchester. Na minha opinião: uma das maiores injustiças numa premiação... Na real, quem conhece Melissa Manchester? Felizmente, isso não impediu que Laura Branigan fosse realmente reconhecida: até hoje e para sempre será reverenciada por quem realmente aprecia música de qualidade na essência!


Damaris Camargo Aranha