Pocket Calculator
Lil' Louis - French Kiss

 

FICHA

Lil' Louis - French Kiss
Data de Lançamento:
1989
Estilo: Acid House

Lado A
01. French Kiss (Original Mix) - 10:02
02. French Kiss (Innocent Until Proven Guilty Vocal Remix 'Re-Layed') - 9:45

Lado B
01. French Kiss (Passion Radio Mix) - 4:15
02. French Kiss (Back Up Your Conversation Mix) - 9:45
03. French Kiss (Hitting Virgin Territory Instrumental Mix) - 3:50

Produção: Lil’ Louis
Gravadora - FFRR / LD Records

Lançado em 1989, “French Kiss” é sem dúvida o single de maior sucesso de Lil’ Louis. Considerado um dos pais do Acid House, juntamente com MARRS e Bomb the Bass, Lil’ Louis foi pioneiro nos EUA. Nasceu e cresceu em Chicago, onde tocou como DJ nas maiores festas e baladas da região na segunda metade da década de 80. Foi o principal responsável por introduzir o Acid House no cenário musical americano.

Em sua terra natal “French Kiss” fez sucesso mas ficou apenas entre as 100 mais tocadas da Billboard. Foi nas paradas europeias que o single obteve melhor reconhecimento. Na França, Áustria, Bélgica e Alemanha alcançou, respectivamente, 5º, 4º, 3º e 2º lugar. No Reino Unido permaneceu nas paradas por 11 semanas e também alcançou o 2º lugar.

Com batidas e base excelentes a música é extremamente envolvente! A inclusão de um gemido feminino influenciou vários grupos do segmento eletrônico. A tática já havia sido utilizada por outros artistas, como Serge Gainsbourg na icônica “Je T’aime” em que os “vocais” são de Brigitte Bardot. Porém não era comum na música eletrônica. Lil’ Louis foi um dos primeiros DJs, se não o primeiro de fato, a usar esse efeito. A prática influenciou vários outros artistas, entre eles Michael Cretu, na música “Principles of Lust” de um de seus melhores projetos, o Enigma. E o mais interessante é que isso não tornou a música vulgar, muito pelo contrário, apenas conferiu mais sensualidade, traço comum em grande parte da música eletrônica dos anos 80.

Para os vocais, Lil contou com Shawn Christopher, também de Chicago. Entre suas contribuições, foi backing vocal em várias turnês de Chaka Kan e participou, também como backing vocal, da música “Heartbeat” de Jimmy Somerville, lançada em 1995.
O sucesso da música foi realmente enorme e a inclusão desse vocal um tanto erótico fez surgir vários mashups, com a base e também esse trecho inusitado, com músicas de grupos como Celebrate the Nun, Company B e até mesmo Camouflage.
Talvez por conta destes “vocais” pareça trilha sonora de algum filme erótico, mas o fato é que a melodia é realmente boa. Independentemente das impressões que ela possa causar, vale a pena conhecer o single que tanto influenciou.



Natascha Coelho