Pocket Calculator
Madonna - Everybody

 


Madonna completa 30 anos de carreira em outubro de 2012, foi quando lançou seu primeiro single “Everybody”, apenas o incício de uma carreira sólida e consagrada, onde se renova a cada álbum, conseguindo se manter na mídia devoradora e nas paradas de sucesso, lotando estádios pelo mundo inteiro com suas apresentações.

FICHA

"Madonna - Everybody"
Data de Lançamento:
1982
Estilo: Synth-Pop

Lado A

01. Everybody - 5:56

Lado B

02. Everybody (Dub Version) - 9:23

Direção de Arte e Design – Christine Sauers
Arte [Ilustração] – Lou Beach
Engenheiro – Butch Jones
Produtor – Mark Kamins
Escrito por – Madonna


Gravadora - Sire

Porém as coisas não foram tão fáceis para que o sucesso acontecesse, tudo foi resultado de muita luta, dedicação e persistência, pois Madonna mudou-se sozinha para Nova York aos 18 anos de idade, com apenas 35 dólares no bolso, para ir atrás do sonho de ser dançarina, foi a atitude mais corajosa que teve em sua vida.



Enquanto trabalhava no Dunkin’ Donuts para pagar as contas, fazia também uns trabalhos como dançarina, onde recebeu um convite para ser backing vocal e baterista de duas bandas pequenas. Foi aí que surgiu a vontade de cantar e começou a compor algumas letras, entre elas a música “Everybody”, que seria seu primeiro single, uma letra que englobava todo mundo, chamando todos para dançar e se soltar, a melodia casou perfeitamente com o início dos anos 80, época em que o cenário musical estava se reinventando após a “era” disco music dos anos 70.

Gravou a demo de “Everybody” e freqüentava as danceterias de Nova York, pedindo que os DJs das casas tocassem a fita. Muitos recusavam, alegando que não poderiam tocar uma música desconhecida, já que corriam o risco do público não gostar e parassem de dançar. Mas sempre persistente, Madonna convenceu o DJ Mark Kamins a colocar a música nas “pick ups” e surpreendemente a pista foi ao delírio. Mark Kamins tinha contatos na Sire Records e levou a demo para o presidente da gravadora, que gostou e logo assinou contrato com a Madonna, não ainda para um álbum e sim dois singles, que conforme a repercussão gravaria ou não o disco.

Com estratégia de marketing da gravadora, o single foi lançado sem nenhuma foto da Madonna na capa e contra capa, apenas uma montagem de pessoas andando pelas ruas de Nova York, a confusão fez com que as pessoas pensassem que Madonna era uma cantora negra, ninguém sabe se esse fato ajudou ou não, mas o single chegou ao 3º lugar da parada “Billboard Hot Club Dance Play”, nada mal para uma estréia.

Foi filmado um videoclipe, no club “Danceteria”, com um orçamento de apenas 1.500 dólares (bem baixo comparado aos 5 milhões de dólares gastos no clipe “Express Yourself”, de 1989 hehe). Mostra Madonna dançando no palco com 2 dançarinos, um deles é o seu irmão Christopher. O propósito foi mostrar ao público o rosto da Madonna, no visual criado por ela que depois seria seguido por milhares de meninas.. cabelo armado, excesso de crucifixos, roupas coloridas.. infelizmente esse vídeo não saiu em nenhuma coletânea, mas é possível encontrá-los nos dias de hoje graças ao youtube.

Vale a pena ter esse vinil na coleção, mas já aviso que é dificílimo encontrá-lo, pois até mesmo o single brasileiro é super valorizado no exterior e lembrando que essa música sempre rola na pista Autobahn, uma ótima oportunidade de reviver os sucessos da Madonna nos anos 80.



Carlos Simões