Pocket Calculator
Madonna - Open Your Heart

 

"Open You Heart" é uma música da Madonna que faz parte do seu terceiro disco de estúdio, True Blue de 1986. Foi lançada como quarto single do disco em 19 de Novembro de 1986 pela Sire Records. Ela reapareceu nas coletâneas The Immaculate Collection de 1990 e Celebration de 2009. Originalmente era um canção de rock intitulada "Follow Your Heart" e foi escrita para a cantora Cyndi Lauper por Gardner Cole e Peter Rafelson. Madonna estava a procura de novas músicas para True Blue e acabou transformando a música junto com Patrick Leonard em uma canção de dance/pop. Em "Open Your Heart" a rainha expressa alguns de seus desejos sexuais. Para a Billboard, a música está repleta de insinuações sexuais, pois Madonna anseia para que um homem abra a sua fechadura com a sua chave.

FICHA

"Madonna - Open Your Heart"
Data de Lançamento:
1986
Estilo: Technopop

Lado A
01. Open Your Heart (Extended Version) - 10:35

Lado B
01. Open Your Heart (Dub) - 6:40
02. White Heat - 4:25

Produtores: Patrick Leonard, Steve Thompson & Michael Barbieror
Gravadora: Sire

"Open Your Heart" foi lançada como single no formato "7 na mesma versão original que entrou no disco True Blue (contando com "White Heat no lado B) e também foi lançada nos Estados Unidos como single no formato "12 contando com as versões extended version e dub.

A extended version tem aproximadamente dez minutos e meio e começa somente com teclados. As batidas vão entrando devagar e ganhando força aos poucos.

Essa versão é simplesmente maravilhosa do começo ao fim, um verdadeiro deleite e um prolongamento desse clássico da grande diva do pop. Com algumas paradinhas certeiras e Madonna em um dos seus melhores momentos nos anos 80, é daquelas versões que você escuta várias vezes e simplesmente não consegue parar de dançar. Já a versão dub inicia com algumas batidas e os vocais de Madonna aparecem depois de quase dois minutos e direto no seu refrão. É uma versão mais diferenciada das demais, recheada de batidas e que vale conhecer por curiosidade.

Ainda falando sobre o formato "12 lançado nos Estados Unidos, o seu lado B traz a música "White Heat". Já no Reino Unido, "Open Your Heart também foi lançada como single no formato "7 com a versão remix no lado A (versão bem parecida com a original) e "Lucky Star" (edit) no lado B e também no formato "12 com a extended version e a versão dub e no lado B, temos "Lucky Star" (full-length version).

A música foi bem recebida pelos críticos e obteve enorme sucesso comercial. A música figurou no top 10 de países como Bélgica, Canadá, Holanda, Itália, Irlanda e Reino Unido. "Open Your Heart" atingiu o topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos.

No seu clipe, Madonna fez uma homenagem às atrizes Liza Minnelli e Marlene Dietrich. Madonna apresentou "Open Your Heart" em três das suas turnês mundiais - Who´s That Girl World Tour de 1987, Blond Ambition de 1990 onde usou o famoso sutiã em formato cônico (criação do estilista Jean Paul Gaultier) durante a música e na The MDNA Tour de 2012 que contou em alguns momentos com a participação do seu filho, Rocco. Somente a sua introdução serviu como interlúdio musical de vinte e seis segundos na Drowned World Tour em 2001. Madonna também apresentou um trecho da música no intervalo do Super Bowl em 2012 e contando com a participação de Cee Lo Green. Nós podemos nos orgulhar muito de "Open Your Heart" pois nela temos a participação do percussionista brasileiro, Paulinho da Costa.

"Open Your Heart" ainda apareceu no filme Crossroads estrelado por Britney Spears e em 2010 no seriado musical Glee em um mash-up com outro clássico de Madonna, Borderline interpretada por Lea Michele e Cory Monteith. Essa semana o Projeto Autobahn comemora o aniversário da rainha Madonna em grande estilo com todos os seus sucessos em um super especial na pista que mais toca Madonna no Brasil!

E o melhor, pra comemorar o aniversário da Rainha do Pop neste sábado tem Mega Festa ANOS 80 no Autobahn com bolo, decoração especial, sorteio de DVDs e os maiores hits da diva na pista e no telão Autobahn. Imperdível!

Nos vemos lá


Ronaldo Lima