Pocket Calculator
Mysterious Art - Das Omen

 

A banda alemã de música eletrônica, Mysterious Art, iniciou oficialmente suas atividades em 1988, alcançando o estrelato no ano seguinte com o seu grande hit "Das Omen" do álbum "Omen - The Story", também lançado em 1989.

Parte deste sucesso se deve a colaboração do DJ Mike Staab que começou a tocar uma versão instrumental de Das Omen nas principais casas noturnas de Frankfurt, ainda no final de 1988.

A versão com letra viria a tona em janeiro do ano seguinte, com produção do próprio Staab, para chegar ao topo das paradas do gênero mundo afora.

A banda que então contava com Michael Krautter nos teclados, Tillmann Uhrmacher no baixo e as vozes de Nicole Boeúf e Stephanie Trautmann, gravou várias versões da música Das Omem, sendo elas com introduções em inglês, em alemão (German Mix), versão instrumental, versão estendida, além de diversas mixagens diferentes.

FICHA

"Mysterious Art - Das Omen"
Data de Lançamento:
1989
Estilo: Synthpop

Lado A
01. The Omen Part 1 (Extended Remix) - 6:30

Lado B
01. Das Omen 1 (12" German Mix) - 6:57
02. The Omen Part 1 (Extended Instrumental Remix) - 6:15

Produtor: Myke Staab
Remixes: Phil Harding
Gravadora: Epic

Essas versões foram divididas em diversos singles, com destaque para o "Das Omen (part 1) lançado na Inglaterra em Junho de 1989, no formato vinil 12' que traz as versões mais queridas dos fãs:

Lista de faixas

Lado A
The Omen Part 1 (Extended Remix)
6:30

Lado B
B1
Das Omen 1 (12" German Mix)
6:59
B2
The Omen Part 1 (Extended Instrumental Remix)
6:16

Este grande hit do Mysterious Art, apresenta uma letra bem sombria, inspirada no livro homônimo de David Seltzer, obra que em 1976 daria origem ao filme The Omen, lançado no Brasil como "A profecia", uma obra prima do terror.

Para incrementar seu clima macabro, a música foi mixada com a inclusão de gargalhadas assustadoras, badaladas de sino, além da caprichosa inclusão de um trecho do ato "O Fortuna", que é o movimento de abertura e de encerramento da ópera Carmina Burana de Carl Orff.

Na versão estendida lançada no segundo single, desta vez usando o nome da música em inglês - The Omen, logo encontramos outro detalhe interessante, a inclusão da voz do cineasta Alfred Hitchcock sampleada com os dizeres:

"How do you do Ladies and Gentleman? My name is Alfred Hitchcock, and this is music to be murdered by"

"Como estão senhoras e senhores? Meu nome é Alfred Hitchcock, e isso é música para ser assassinado"

Como na época o grande lance era usar samples de filmes e músicas que fizeram história, o Mysterious Art, justificando o nome da banda, misturava arte e mistério com samples de Carmina Burana e samples da abertura desse disco obscuro com a voz do Alfred Hitchcock lançado em 1958: " Music to be murdered by".

A capa desse disco sombrio contava com uma foto do Hitchcock com um machado e um revólver apontados para a própria cabeça...

Neste sábado tem Black Week no Projeto Autobahn, com direito a promoção inédita na entrada e nos principais drinks da festa! A festa mais esperada do ano! E claro, no meio da noite, alguns clássicos da fase mais obscura dos anos 80, incluindo todos os clássicos do EBM, gothic Rock, Synthpop etc!

Nos vemos lá


Marcos Carillo