Pocket Calculator
New Order - Fine Time

 

Single de lançamento de um dos álbuns mais importantes e significativos do grupo (pois marcou uma nova fase de New Order), o Technique, "Fine Time" foi lançado em 1988 pela Factory Records. Devido ao seu intenso problema com drogas Hannett infelizmente já não produzia tanto e o grupo já vinha se aprimorando nas técnicas de produção. Portanto já estavam preparados para seguir seus passos produzindo seus próprios álbuns e singles.

A resposta do sucesso do single nas paradas britânicas foi compatível. Chegando a permanecer por 8 semanas, atingiu a 11ª posição. A terceira melhor posição da banda até então, perdendo apenas para "True Faith" e "Blue Monday". Infelizmente não entrou nas paradas americanas. Mas isso nunca foi sinônimo de falta de qualidade e sucesso. É sabido, e sempre foi, que o apelo musical nos EUA sempre foi diferente da maioria dos países, principalmente da Europa e América Latina. Afinal, um país tão extenso tem seu próprio mainstream e é difícil atingi-lo. Embora a globalização tenha facilitado a entrada de material estrangeiro no país, a dificuldade ainda existe, em menor escala, mas existe.


FICHA

New Order - Fine Time
Data de Lançamento:
1988
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Fine Time - 4:42

Lado B
02. Don't Do It - 4:30
03. Fine Line - 4:43

Produção: New Order
Gravadora - Factory Records

O single foi lançado em 7” e 12". O 7" contém "Fine Time" no lado A e "Don't Do It" no lado B. Já a versão 12" é igual, contendo uma faixa adicional no lado B, a "Fine Line". Esta última nada mais é do que “Fine Time” instrumental. No mesmo ano foi lançado mais um 12” contendo duas versões remixadas de “Fine Time”, uma de cada lado. A versão em CD contém as faixas do 7” polegadas e deste segundo 12”. Todas são muito boas, inclusive a “Don’t Do It”. Nesta todos os instrumentos (baixo, bateria, teclado etc) estão bem nítidos e é bem fácil de distinguir cada um, mesmo em toda a mistura de sons. O baixo de Peter Hook se destaca como sempre e tem aquela levada tão característica dele. Impossível não dizer que todas as versões são excelentes! As versões remixadas são muito boas!! Tanto a Silk Mix (lado A) quanto a Messed Around Mix (lado B). Inclusive os nomes dos remixes são ótimos e tem tudo a ver com a letra! Aliás, é letra é muito boa, até mesmo cômica! Gosto muito dessa música não só pela melodia como também pela letra! Está na minha lista de favoritas!

O mais interessante desta música, assim como de todo o álbum, é que parte dela foi gravada em Ibiza. O grupo estava profundamente interessado no que estava acontecendo na ilha considerada templo da música eletrônica. Tanto que os traços de Acid House são bem claros nesta faixa. A banda já havia feito algo parecido em 1983, quando foram para Nova York para gravar “Confusion”. Sempre visionários, estavam ligados nas tendências da música no mundo para fazer aquilo que mais sabem, música de verdade!




Natascha Coelho