Pocket Calculator
New Order - Subculture

 


“Subculture” é o décimo single do New Order, um dos grupos mais incríveis de synthpop que nasceu na década de 80. Ele chegou às prateleiras das lojas de discos em 1985, mesmo ano em que “Low-Life”, um dos discos mais adorados pela crítica, foi lançado. Na época em que foi distribuído, esse single alcançou a 63ª posição na “UK Singles Charts” e figurou entre os 20 mais vendidos de acordo com a “Billboard” nos Estados Unidos.

FICHA

"New Order - Sub-Culture "
Data de Lançamento:
1984
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Sub-Culture - 7:26

Lado B
02. Dub-Vulture - 7:57



Masterizado em –
The Town House
Impresso por –
MPO
Publicado por –
Be Music e Warner Bros. Music
Engenheiro –
Michael Johnson
Produtor –
New Order
Remix –
John Robie
Tipografia –
Peter Saville Associates
Escrito por –
New Order





Gravadora - Factory

Apesar de “Subculture” ser lançado numa fase mais madura da banda, há um fato bastante curioso envolvendo o single. Peter Saville, diretor de arte responsável por muitas capas de discos conceituadas do New Order e Joy Division, se recusou a criar uma capa para “Subculture”, pois simplesmente odiou os remixes do material! Por isso, ele foi lançado com uma capa preta e no catálogo da gravadora Factory Records consta a seguinte informação: “Saville hated the remix and refused to design a sleeve for this release”.



Oficialmente, esse single apresenta duas faixas, “Sub-culture” e “Dub-vulture”, mas há diferentes versões dessas músicas dependendo de onde ele foi lançado. Para alguns, “Sub-culture” tem uma conotação sexual, por causa do trecho “You'll realise you can't shaft without some one else” (“shaft” é um termo usado como gíria para sexo entre os britânicos), mas até hoje nada foi confirmado pela banda. “Sub-culture” também aparece em “Low-Life” e em uma versão (drasticamente diferente) de 12” na coletânea “Substance”.Super recomendo escutar ambas, mas particularmente adoro a versão de 12”, ótima para curtir na pista!!!


 

Taccy Mikulski