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New Order - Thieves Like Us

 

Vamos falar sobre uma das músicas mais emblemáticas e apaixonantes da década de 80, Thieves Like Us, do News Order! A começar pelo próprio título, que foi retirado do filme policial "Thieves Like Us" (1974) dirigido pelo norte-americano Robert Altman.

Sétimo single da carreira, foi lançado em abril de 1984, somente no formato 12 polegadas contando com quase 7 minutos de pura inspiração e emoção (a versão 7" apenas constou como promo para rádios).

Gravada e mixada em Londres, no "Britannia Row Studios", alcançou a primeira posição da parada Indie no Reino Unido e ficou no 18º lugar da parada de singles regulares. Teve a produção realizada pela própria banda, característica do New Order e das bandas eletrônicas alternativas dos anos 80 como Front 242, etc.
FICHA

New Order - Thieves Like Us
Data de Lançamento:
1984
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Thieves Like Us - 6:36

Lado B
01. Lonesome Tonight - 5:11

Produção: New Order
Gravadora - Factory Records

A arte da capa foi criada por Peter Saville (designer gráfico da gravadora Factory, responsável pelas capas do New Order nos anos 80) e inspirada em uma gravura de Giorgio de Chirico, pintor italiano precursor do Surrealismo e expoente do movimento chamado metafílistica. O que mais chama a atenção: dentre os números estampados, não há o numeral 7... E justamente, esse é o sétimo single... Muito peculiar, como tudo quando se trata de New Order, a capa sempre é uma forma de arte e sem colocar o nome da banda, atitude mais indie impossível, por genialidades como essa o New Order é considerada a banda indie mais adorada dos anos 80, e reconhecida como a banda indie mais sucedida da década, que abriu caminho para dezenas de bandas indies nos anos 90.

É uma melodia leve conduzida por sintetizadores suaves e apaixonantes, o poderoso baixo de Peter Hook, sem falar nos vocais mais sinceros de Bernard Sumner! A música começa com uma longa introdução com as cordas do baixo perfilando e meio minuto depois vibra a voz de Sumner. Esse momento é o começo da emoção em uma sombra, cada palavra é plenamente justificada, essa é a razão que o seu impacto não pode perder um pingo de sentimento, fluem no fim do extremo, as vezes até com a voz embargada de raiva. Como vemos em: "...Oh, it dies so quickly/It grows so slowly/But when it dies, it dies for good/It's called love/And it belongs to everyone but us..." Em português: "...Morre tão depressa/mas nasce tão devagar/Mas quando morre, é para sempre/Chama-se amor/e pertence a todos, menos a nós dois..."

Sua luta interna tem a ver com a necessidade de acreditar no que está expressando, uma maneira de suportar o peso da dor que o aflige, causada pelo amor. Sumner canta com muito impacto e, ao mesmo tempo, com tanta esperança em suas palavras. Tão representativas quanto dolorosas, como por exemplo: "...Oh, love is found in the east and west/But when love is at home, it's the best/Love is the cure for every evil/Love is the air that supports the eagle/It's called love/And it's so un-cool/It's called love/And somehow it's become unmentionable/It's called love/And it belongs to every one of us/It's called love/And it cuts your life like a broken knife..." Traduzindo: "...Encontra-se o amor por toda à parte/mas é sempre melhor quando ele está em casa/O amor é a cura para todos os males/O amor é o ar que sustenta a águia em seu vôo/Chama-se amor/e é até meio antiquado/Chama-se amor/e de alguma maneira torna-se impronunciável/Chama-se amor/e pertence a cada um de nós/Chama-se amor/e dilacera sua vida como se fosse uma faca quebrada..."

Thieves Like Us possui uma carga emocional muito forte, tanto na letra, como visto acima, quanto na sua construção melódica, tanto que sua versão instrumental foi trilha do filme de 1986 "Pretty in Pink" (A Garota de Rosa Shocking) de John Hughes.

Uma obra de arte em forma de música, sempre ouvida na pista mais animada de São Paulo!

Lançado no Susbtance, o disco mais tocado nas pistas dos anos 80, no dia 17 de agosto de 1987, data histórica que será comemorada neste sábado no Autobahn, com várias músicas desse disco que mudou a história das pistas de dança em todo o mundo.

Damaris Camargo