Pocket Calculator
Peter Schilling - Major Tom

 


A Alemanha foi um dos países que mais se destacou na era New Wave, tanto foi o sucesso que a maiorias dos artistas acabaram regravando as músicas em versão inglês, conquistando o restante do mundo.

Entre as principais, não podemos deixar de citar: Spider Murphy Gang, Trio, Nena, Nina Hagen e Sandra.

O single comentado de hoje é Major Tom, do cantor Peter Schilling, que em 1982 lançou seu álbum de estréia “Fehler im System", totalmente gravado em alemão e que trazia a faixa “Major Tom (Vollig Iosgelost)", que fez um tremendo sucesso no continente europeu. A gravadora acreditou e apostou que se o disco fosse lançado em inglês faria sucesso pelo mundo, então lançaram “Error in the System”, no ano seguinte, em 1983.


FICHA

"Peter Schilling - Major Tom (Coming Home)"
Data de Lançamento:
1982
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Major Tom (Coming Home) (Special Extended Version) - 7:58

Lado B
01. Major Tom (Coming Home) - 3:57
02. Major Tom (Coming Home) (Special Instrumental Version) - 4:53

Co-Produção – Frank Hieber
Direção de Arte – Karen Katz
Fotografia [Capa] – Brian Hagiwara
Produção – Armin Sabol e Peter Schilling



Gravadora - WEA

Acertaram em cheio! Pois a versão “Major Tom (coming home)” conquistou o público americano, alcançando o topo das paradas musicais e logo após o restante do mundo, fortalecendo o movimento new wave.

A música foi composta para homenagear o personagem major Tom, o astronauta da música “Space Oddity”, do David Bowie e que fez muito sucesso no final dos anos 60. Peter Schilling escreveu sua interpretação, relatando o acidente que aconteceu com a nave.

O single foi comercializado nos formatos 7’ e 12’, a versão 12’ é perfeita, pois nos traz uma mistura das versões alemã e inglesa em 04:50 minutos de puro deleite. O vinil é super raro de encontrar, pois quem o tem não se desfaz (com razão!), então recomendo baixar na internet para tê-la em seus acervos.

 


Hit obrigatório da festa Autobahn, o ápice da empolgação da galera acontece no refrão da música, com a clássica contagem regressiva “4.. 3.. 2.. 1.. Earth below us, drifting, falling...”, chega até a arrepiar vendo e elite musical de São Paulo cantando.

Peter Schilling continua se apresentando na Alemanha e “Major Tom” ainda é sucesso absoluto por lá, tanto que com o passar das décadas, o single ainda foi lançado, são essas as versões remixadas lançadas posteriormente:

“MAJOR TOM 94”

“MAJOR TOM 2000”

“MAJOR TOM 2003”




 

Carlos Simões