Pocket Calculator
Pil - Rise

 

FICHA

Pil - Rise
Data de Lançamento:
1986
Estilo: Indie Rock/Synthpop


Lado A
01. Rise - 6:07

Lado B
01. Rise (Instrumental) - 6:05

Produção: SBill Laswell
Remixes: Jason Corsard
Gravadora - Virgin Records Ltd

Uma das músicas mais impactantes dos anos 80, com toda certeza, é Rise do grupo pós-punk inglês Public Image Ltd (ou simplesmente PIL) liderado por John Lydon (também conhecido como Johnny Rotten), vocalista da legendária banda Sex Pistols.

Foi lançada em 21 de janeiro de 1986, sendo a primeira música de trabalho do quinto álbum de estúdio, denominado “Album”. Alcançou a 11ª posição na parada de singles do Reino Unido.

Primeiramente foi batizada como "South African Song" e foi composta pelo próprio Lydon e seu tema é sobre a opressão dos negros na África do Sul durante a horrenda era do Apartheid, uma questão predominante na década de 1980.

Uma curiosidade é que a canção contém uma frase de uma benção irlandesa: "May The Road Rise With You", para quem não sabe, Lydon é filho de um casal irlandês que imigrou para uma área empobrecida de Londres.

Outro fato: o americano Steve Vai contribuiu com seu trabalho de guitarra para essa faixa e todas as outras deste Album. Ele foi convocado pelo produtor e também baixista, Bill Laswell e finalizou toda sua parte em apenas dois dias! Não podemos deixar de citar os outros integrantes da execução dessa música igualmente importantes: Tony Williams, baterista de Miles Davis (um dos maiores mestres do Jazz) e o indiano muito influente L. Shankar que tocou violino nessa obra-prima musical!

Com toda fusão de culturas, a união perfeita do Rock com o folclore Celta, uma contundente bateria e uma forte guitarra, bradam uma marcha de batalha, um grito de guerra, com a voz rasgada, estilo afiado e direto: “... May the road rise with you... /... Anger is an energy...”, um verdadeiro estímulo para continuarmos sempre na nossa luta diária perante a vida: “... Que a estrada se levante com você... /... Raiva é uma energia...”.

Damaris Camargo