Pocket Calculator
Prince - When Doves Cry

 

Gênio. Usamos essa palavra para definir aqueles com um talento especial, e que souberam elevar esse talento a um patamar sem precedentes e sem qualquer comparação. Prince era um desses gênios que aparecem uma vez a cada milênio e escrevem seu nome na história.

FICHA

"Prince - When Doves Cry"
Data de Lançamento:
1984
Estilo: Electronic, Funk, Soul

Lado A
01. When Doves Cry (Full Length Version) - 5:54

Lado B
01. 17 Days (The Rain Will Come Down, Then U Will Have 2 Choose. If U Believe Look 2 The Dawn And U Shall Never Lose) - 3:54

Produtor: Prince & the Revolution
Gravadora - Warner

Nascido Prince Rogers Taylor, Prince já era um músico com talento reconhecido pela crítica especializada quando, em 1983, entrou em estúdio para desenvolver o que viria a ser o seu primeiro trabalho em parceria com a banda The Revolution, o álbum Purple Rain (lançado em junho de 1984). É desse álbum que saiu o single sobre o qual falarei neste texto, a excepcional faixa When Doves Cry.

When Doves Cry já nasceu incrível: com um arranjo e um andamento extremamente sensuais, ao mesmo tempo tão dançante e acessível, esse é o tipo de música que você pode curtir com os amigos na balada, colocar na playlist da academia ou usar como trilha sonora daquele strip-tease de respeito. Aliás, a palavra-chave da obra do Prince (e principalmente dessa música) é sensualidade. Uma sensualidade elegante e também lasciva, dosado na medida ideal para que ele pudesse conquista qualquer um a sua volta, homem ou mulher.

Lançado em maio de 1984, composto e produzido por Prince, este single tem duas versões: em 7 e 12 polegadas, cuja principal diferença é o instrumental mais longo e o “quase” solo de guitarra da versão 12 polegadas.

Toda a parte instrumental de When Doves Cry renderia um capítulo só dele, pois ela é muito rica em elementos do funk setentista e do hard rock da época, mas com um detalhe que muita gente demorou para perceber e ainda hoje é motivo de surpresa: esta música foi gravada totalmente sem baixo! Reparem bem na parte instrumental e você conseguirá perceber isso. O baixo, instrumento tão necessário no rock, elemento essencial no post punk (New Order e The Cure que o diga), está totalmente ausente dessa música e não fez nenhuma falta. Com uma estrutura tão rica de elementos e uma letra tão boa e a presença vocal marcante de Prince fizeram com que essa música fosse o single mais vendido do ano de 1984 e a primeira música sem baixo a atingir o primeiro lugar no topo das paradas. Atualmente esta música consta na posição de número 52 da lista das 500 canções mais importantes de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Considerado um dos maiores artistas do século 20 e um dos maiores guitarristas da história da música, Prince faleceu em 21 de abril de 2016 aos 57 anos, deixando conosco uma incrível e inspiradora obra, que nos dias de hoje é referência para diversos artistas da pop music que tentam (às vezes sem muito sucesso) absorver um pouco daquilo que foi Prince: um artista sem medo, um gênio sem limites e um ser humano único.

Neste sábado o Autobahn faz uma homenagem especial a todos artistas dos anos 80 que perdemos nos últimos anos e fizeram história da década, Freddie Mercury, David Bowie, Prince, Michael Jackson, George Michael, Falco, INXS, Dead or Alive, um reconhecimento a todos esses ícones que embalaram nossa infância e adolescência.


Até sábado! Nos vemos lá!


Ana Paula Santos