Pocket Calculator
Pet Shop Boys - Opportunities

 

FICHA

Pet Shop Boys - Opportunities
Data de Lançamento:
1985
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Opportunities (Let's Make Lots Of Money) - 7:18
02. Opportunities (Reprise) - 4:27

Lado B
01. Opportunities (Original Dance Mix) - 6:45
02. Was That What It Was? - 5:18

Produção: Stephen Hague, J.J. Jeczalik, Nicholas Froome
Remixes: Andy Wallace, Shep Pettibone
Gravadora - Parlophone

Vamos falar sobre mais uma música memorável dos anos 80: a incrível Opportunities (Let's Make Lots Of Money) da dupla inglesa Pet Shop Boys!

A música foi originalmente escrita em 1983, por Neil e Chris, e no ano seguinte, eles a gravaram com seu primeiro produtor Bobby Orlando, mas não chegou a ser lançada oficialmente.

Somente em 1985, com a assinatura feita junto à gravadora Parlophone, que a banda decidiu fazer dessa música seu primeiro single. Dessa vez, a produção ficou a cargo de J. J. Jeczalic do Art Of Noise e Nicholas Froome, conseguindo o número 116 no Reino Unido.

Contudo, sempre incansáveis e buscando o melhor resultado possível, a já maravilhosa Opportunities, ganhou uma nova “roupagem” em 1986, agora com o produtor Stephen Hague, e, claro: alcançou a 11ª posição na parada de singles no Reino e o número 10 na Billboard Hot 100 dos EUA!

E não parou: com todo o sucesso, ainda em 1986, a faixa foi remixada por Shep Pettibone e (mais uma vez!) lançada como o quarto single do mesmo álbum de estréia Please. Não satisfeitos, convocaram Ron Dean Miller que, por sua vez, eleborou o mix Latin Version (incluído no Disco The Remix Album). Sem falar na “reprise” da mesma canção no mesmo álbum... Apenas alguns segundos da melodia: Ousadia pura!
Definitivamente, não é para qualquer banda essa capacidade absurda de tantas versões para uma mesma música... Muita criatividade, genialidade e talento concentrados!!!

Vale ressaltar que a concepção inicial da música foi de Chris Lowe, ele queria aproveitar a mudança de filosofia na Inglaterra, pois naquele momento (durante o Thatcherismo) a idéia de fazer dinheiro era uma coisa boa... E isso acabou sendo uma espécie de sátira, falando sobre fatos que você nunca deveria “musicar”, elevando os Pet Shop Boys para a categoria de “irônicos” em suas composições... Condição que mantém até hoje!

Outra faceta obtida na época: críticos musicais indignados com a idéia de uma banda ter singles de sucesso sem utilizar guitarras! Isso só reforçou o quanto competentes Neil Tennant e Chris Lowe são: Arranjos incríveis que, mesmo sem usar guitarras, produzem músicas poderosas, com linhas de sintetizador mais ruidosos e pesados de seu tempo!

A mudança mais significativa entre a primeira versão de 85 das demais realizadas é a omissão dos últimos versos: “All the love that we had / and the love that we hide / Who will bury us / when we die?” Em português: “Todo o amor que nós tivemos / e o amor que nós escondemos / Quem vai nos enterrar / quando morremos?”

Há diferenças na evolução da melodia também, na de 85 há notas de piano muito suaves, já a de 86 tem um ritmo muito mais compassado de sintetizadores e o refrão mais contundente, ditando uma batida forte e instantaneamente dançante!
Outro detalhe são os clipes... Totalmente diferentes mas igualmente significativos! Mas é assunto para uma próxima conversa!

Damaris Camargo