Pocket Calculator
R.E.M. - It's the End of the World as We Know it (And I Feel Fine)

 

FICHA

R.E.M. - It's the End of the World as We Know it (And I Feel Fine)
Data de Lançamento:
1987
Estilo: Alternative Rock

Lado A
01. It's The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine) - 2:59

Lado B
01. This One Goes Out (Live) - 4:03

Produção: R.E.M. e Scott Litt
Gravadora - I.R.S. Records

O R.E.M. vinha de uma sequência de quatro discos lançados sem muita repercussão. Eis que em 1987 com o lançamento do disco Document, a banda finalmente consegue chegar ao mainstream e atingir o tão sonhado sucesso comercial que tanto esperava.

Um dos maiores destaques de Document sem sombra de dúvidas é a clássica "It´s the End of the World as We Know It" que foi lançada como single em novembro de 1987 e atingiu a posição 69 da Billboard Hot 100 e posteriormente chegou no número 39 da UK Singles Chart com o seu relançamento em dezembro de 1991.

A música se originou de uma música inédita chamada "PSA" (Public Service Announcement). As duas são muito parecidas em melodia e ritmo. Anos depois, "PSA" foi reformulada e lançada como single em 2003 e com o título de "Bad Day". O guitarrista Peter Buck chegou a dizer em meados dos anos 90 que "End of the World" seguia a tradição da música "Subterranean Homesick Blues" de Bob Dylan.

O que torna "It´s the End of the World" tão marcante e seja reconhecida quase de forma instantânea, é a forma como o vocalista Michael Stipe a canta. Ele simplesmente sai disparando a letra tão rápido que todo mundo que ousa tentar acompanhá-lo não consegue cantar no mesmo ritmo, tornando a tarefa de cantá-la quase uma missão impossível.

Michael Stipe chegou a afirmar que as referências da letra vieram de um sonho que ele teve, no qual ele estava numa festa e cercado de pessoas famosas. A música chegou a ser incluída em um memorando do Clear Channel com músicas consideradas liricamente questionáveis depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Esse clássico chegou a ser tocado repetidamente por um período de 24 horas, para introduzir o novo formato para a Wenz 107.9 FM "The End", uma estação de rádio em Cleveland, Ohio em 1992. E quando a estação passou por um novo formato, em 1996, eles novamente tocaram a música em um loop de 24 horas.

O seu single no lado B no formato 7" contou com a música "Last Date" e no formato 12" com as músicas "This One Goes Out" e "Maps and Legends". "It´s the End of the World" acabou se tornando um dos grandes sucessos de toda a carreira do R.E.M. e atingiu ótimas posições em países como Itália, França, Austrália e Irlanda.

Não deixe de conferir todos os clássicos do R.E.M. em mais uma super festa especial neste sábado no Projeto Autobahn, é claro, fugindo dos tambores e dos tamborins na pista que mais toca R.E.M. no Brasil!


Até lá



Ronaldo Martins Lima