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S-Express - Theme from S-Express

 

“Theme from S-Express” é uma das músicas mais importantes do estilo Acid House, que surgiu logo após a House Music e criou vários hits que fizeram sucessos nas pistas do mundo todo.

O grupo S-Express foi formado em Londres pelo DJ e produtor Mark Moore em 1988 e a música “Theme from S-Express” foi o carro chefe do primeiro álbum da banda, que se chama “Original Soundtrack”.
FICHA

S-Express - Theme from S-Express
Data de Lançamento:
1988
Estilo: Acid House

Lado A
01. Theme From S-Express 5:58

Lado B
01. The Trip (Microdot House Mix) - 5:40
02. Theme From S-Express - 3:55

Produção: Mark Moore, Pascal Gabriel
Gravadora -Rhythm King Records

A característica principal dessa faixa é o uso de inúmeros samplers contidos nela, incluindo nomes consagrados dos anos 80, como “Feel the Spin”, da Debbie Harry e “Situation” do Yazoo.

Mas o melhor do single são as versões que foram lançadas no 12" em vinil. A versão 7” é bem simples, contém a versão normal do álbum e como labo B uma faixa que não saiu no disco chamada “The Trip (Microdot House Mix)

Já o 12” saiu em 2 tiragens na Europa, a primeira contém uma versão extendida de 2 minutos a mais que a tradicional; a versão do álbum e novamente a faixa “The Trip (Microdot House Mix) como lado B. A segunda tiragem do 12” é sem dúvidas o melhor single que foi lançado, pois nela aparece a versão “Theme From S-Express (Herbal Tea Casualty Mix), que podemos definir simplesmente como perfeita, pois as batidas estão potencializadas, levando o público a delírio nas pistas de dança, como pode ser comprovado nas festas do Projeto Autobahn, que sempre toca essa versão logo após a abertura com telão.

Além de sucesso nas pistas, o single mandou muito bem nas paradas de sucesso, alcançando facilmente a primeira posição na parada britânica UK Single Charts e também na Billboard Hot Dance Club Play, nada mal para um single de estréia com um DJ que foi experimental. Como é característico das bandas eletrônicas de synthpop e Acid House, os produtores são os próprios membros da banda o que transformava em mais alternativo ainda, sempre trabalhando com com gravadoras independentes uma vez que as bandas eletrônicas não precisam daquela enorme folha de pagamento que as gravadoras inventam pra descontar os ganhos das bandas, como já disse o próprio Front 242, as bandas eletrônicas chegam a ficar até com 60% das vendas, porque sabem fazer tudo, desde a gravação até a produção da master e muitas vezes até a arte da capa, como o próprio Front 242. Já as acústicas ficam com 2% das vendas. Por isso as grandes gravadoras nos empurravam os acústicos do lixo americano, o que tinha de pior nos eua nos anos 80 e tentavam impedir a chegada da música e das gravadoras indies britânicas e belgas: o Technopop, Acid House, New Beat, EBM

Single obrigatório para quem curte o Acid House, que infelizmente durou bem pouco mas fez história.


Carlos Simões