Pocket Calculator
Simple Minds ‎– Mandela Day

 


Extraído do LP Street Fighting Years do Simple Minds, o single Mandela Day, foi um dos singles de maior sucesso da carreira da banda escocesa e até os dias atuais sua sonoridade, letra e atmosfera conseguem penetrar no fundo da alma com uma "violência significativa".

FICHA

"Simple Minds ‎– Mandela Day"
Data de Lançamento:
1988
Estilo: Synthpop

Lado A
01. Mandela Day - Edit Version

Lado B
01. Mandela Day



Publicado por
– EMI Music Publishing Ltd.
Masterizado por
– Masterdisk
Produtores - Clearmountain, Jimmy Iovine


Gravadora - Virgin

O engajamento político e mensagem contida na canção remetem ao posicionamento em prol da liberdade de Nelson Mandela, que ficou em cárcere por 28 anos, pois militava pelo CNA (Congresso Nacional Africano), partido político no qual era integrante e que desde 1994 está no poder na África do Sul. Essa faixa foi escrita pelos integrantes da banda escocesa para Nelson em alusão ao seu aniversário de 70 anos, o famoso 70th Birthday Tribute, conhecido também como o "Dia de Mandela".

Com elementos introspectivos que passam desde o rock alternativo ao folk irlandês, a canção consegue sensibilizar. O mundo compartilhou da letra e ótimos acordes instrumentais em 11 de Junho de 1988 no estádio de Wembley, localizado na cidade de Londres. O evento foi transmitido para 67 países e obteve uma audiência aproximada de 600 milhões de espectadores. Como de costume, muitos afirmam que Mandela foi capturado e detido após envolvimento da CIA, paralelo a isso a emissora que transmitiu o evento nos EUA (FOX), de propriedade do conservador e ligado aos repúblicanos Rupert Murdoch censurou o aspecto político do show.


A única vez que o Simple Minds conseguiu chegar ao topo das paradas músicas britânicas foi com a aposta Mandela Day. A banda foi a primeira a confirmar presença no evento ilustre após a libertação do advogado e político sul-africano. A música foi lançada no EP Ballad of the Streets. A conotação política do final dos anos 80 por parte dos escoceses foi impulsionada pelo single composto para celebrar a libertação do ativista sul-africano, deixando um pouco de lado o viés New Romantic do começo da carreira.

Muitos eventos na década de 1980 serviram para alertar a sociedade mundial das arbitrariedades políticas ou até mesmo do "egocentrismo" das nações dominantes em relação aos famintos e miseráveis do continente africano, que mesmo mutilados e humilhados diariamente a nível global, reforçam a esperança e atingem objetivos inesperados, foi assim com o Live Aid de 1985 idealizado por Bob Geldof e Midge Ure (vocalista do Ultravox) e creio que com o 70th Birthday Tribute também ocorreu isso.

O simbolismo da libertação de Nelson Mandela nos faz refletir. como sociedades e governos conseguem ser serviçais da hipocrisia e mediocridade. A vitória veio em dose dupla, com o concerto e o nascimento dessa faixa magnífica do Simple Minds e a vitória em 1994 nas urnas do injustiçado Mandela, mais uma vítima do sistema opressor ianque.


 

Aldiéres Silva