Pocket Calculator
The Smiths - Bigmouth Strikes Again

 

FICHA

The Smiths - Bigmouth Strikes Again
Lançamento:
1986
Estilo: Indie Rock

Lado A
01. Bigmouth Strikes Again - 3:12

Lado B
01. Money Changes Everything - 4:40
02. Unloveable - 3:54

Produção: Marr, Morrissey
Foto na capa: James Dean
Gravadora - Rough Trade

Bigmouth Strikes Again é uma música dos Smiths, que aparece no terceiro disco da banda, The Queen Is Dead e foi um dos singles do disco. A música alcançou a posição de número 26 na UK Singles Chart no ano de 1986. A música também apareceria depois no disco ao vivo dos Smiths chamado Rank. Desde a separação dos Smiths, Morrissey cantou Bigmouth em 2004 e a incluiu no seu disco Live at Earls Court de 2005, e o guitarrista Johnny Marr a cantou no programa Later With Jools Holland em junho de 2013.

A letra da música descreve a frustração do protagonista de ser perseguido pelos outros, por seus comentários e dos quais ele responde: "I was only joking" - Eu estava apenas brincando. E durante a música, este mesmo protagonista compara ele mesmo a Joan of Arc (Joana D´arc), dizendo: now I know how Joan of Arc felt ( agora Eu sei como Joana D´arc se sentiu). Há ainda um verso "and her walkman started to melt" (e o walkman dela começou a derreter), no qual Morrissey em seus shows muda para algo mais tecnologicamente avançado como por exemplo: and her ipod started to melt ( e o Ipod dela começou a derreter).

A voz alta que escutamos de fundo na música, é na verdade a voz de Morrissey alterada para ficar mais alta mesmo. O backing vocal é creditado para "Ann Coates", uma referência para o distrito de Manchester de Ancoats. Podemos citar com grande destaque também em Bigmouth Strikes Again, a performance do baterista Mike Joyce que é simplesmente arrasadora fazendo uma das melhores viradas dos anos 80, com toda a certeza. O single foi lançado nos formatos "7 com a música instrumental Money Changes Everything e no formato "12 que além de Bigmouth Strikes Again e Money Changes Everything, também incluiu a música Unloveable. A capa do single traz uma foto de James Dean tirada por Nelva Jean Thomas. James Dean é um verdadeiro ídolo para Morrissey, afinal ele até escreveu um livro sobre ele intitulado James Dean is not Dead.

A música recebeu várias versões de diversas bandas como Placebo, Treepeople The Entertainment System, entre outros. A banda Chumbawamba também gravou uma música com este nome, mas que foi confundida como sendo uma cover dos Smiths.

Pode-se dizer que Bigmouth Strikes Again foi um dos maiores êxitos da carreira dos Smiths ao lado de The Boy With the Thorn in His Side e There is A Light That Never Goes Out, pois é até hoje uma das músicas mais tocadas da banda em festas pelo mundo todo. A música além de ser tocada com frequência na festa Autobahn, é uma das dez músicas que faz parte do vídeo da abertura da festa arrancando aplausos e gritos empolgados da galera que frequenta a festa sempre que os acordes de Johnny Marr ecoam pelos alto falantes do club 80´s. Johhny Marr levou o público a loucura, quando a tocou na edição de 2014 do festival Lollapalooza com uma versão espetacular..


Ronaldo Martins Lima