Pocket Calculator
The Smiths - The Boy with the Thorn in His Side

 

FICHA

The Smiths - The Boy with the Thorn in His Side
Data de Lançamento:
16/09/1985
Estilo: Indie Rock


Lado A
01. The Boy With The Thorn In His Side - 3:17

Lado B
01. Rubber Ring - 3:55
02. Asleep - 4:10

Gravado: Manchester, agosto de 1985
Produção: Johnny Marr/Morissey
Gravadora - Rough Trade

The Boy With The Thorn In His Side apareceu no terceiro álbum de estúdio dos Smiths – The Queen Is Dead, mas acabou sendo lançada como single alguns meses antes do lançamento oficial do disco. A música alcançou a posição de número 23 na UK Singles Chart no outono de 1985. Foi o primeiro singles dos Smiths a ser acompanhado de um vídeo promocional, algo que a banda sempre relutou em fazer, principalmente o vocalista Morrissey que nunca foi muito fã desse tipo de promoção para divulgar o trabalho do grupo. Os Smiths também fizeram uma performance da música em um episódio do programa televisivo britânico, Top of The Pops.

O homem que aparece pulando na capa do single é o jovem escritor Truman Capote. Para quem não se lembra Capote ganhou uma cinebiografia chamada apenas de Capote mesmo, onde o papel de Capote foi interpretado de forma magnífica pelo ator já falecido Philip Seymour Hoffman. A atuação de Phillip foi tão marcante que lhe rendeu a estatueta do Oscar de melhor ator.

Na época do lançamento da música, Morrissey foi questionado se a música foi inspirada em Oscar Wilde (uma das grandes influências do cantor), e Morrissey respondeu: Não, isso não é verdade. The Thorn (O espinho do título da música), é a indústria da música e todos aqueles que nunca acreditaram em nada do que eu digo. O single foi lançado nos formatos 7” e 12”, pela gravadora da qual a banda fazia parte, a Rough Trade.

A diferença entre a versão do single e aquela que acabou indo para o álbum The Queen Is Dead é o uso de cordas sintetizadas. No formato de 7” do single, além de The Boy, também contou no seu lado B com a música Asleep. Enquanto que no formato de 12” entraram as músicas Rubber Ring e Asleep. Para os colecionadores de discos de vinil, vai uma dica: o single no formato 12” é facilmente encontrado nas feiras de discos de vinil, que acontecem regularmente no estado de São Paulo e por um preço bem acessível. Vale a pena e é item obrigatório na coleção de quem tem bom gosto musical.

A música já teve uma versão cover gravada por uma banda escocesa chamada Bis para o álbum tributo The Smiths Is Dead. E ao longo dos anos também recebeu versões de Belle & Sebastian, Jeff Buckley, Dinosaur Jr. e muitos outros artistas.

The Boy With The Thorn In His Side juntamente com There Is A Light That Never Goes Out e Bigmouth Strikes Again tornou-se um dos maiores hits da curta carreira da banda e é uma das músicas mais pedidas até hoje nos shows do Morrissey. Morrissey cantou The Boy no show que foi gravado o DVD 25 Live (em comemoração a seus 25 anos de carreira solo) no final do show, em uma performance de arrepiar e muito emocionante. Durante a apresentação da música, muitos fãs conseguiram subir no palco e abraçar o cantor, relembrando os tempos áureos dos shows dos Smiths. Mas o momento mais marcante da performance da música neste show é quando o Morrissey puxa um garotinho da plateia para o palco e o abraça e o segura no colo. Impossível ver esta cena e não se emocionar.


O disco The Queen Is Dead completou 30 anos do seu lançamento em 2016 e com certeza você ouvirá The Boy With The Thorn In His Side no especial do Autobahn Rock 80´s deste sábado e as outras músicas desse disco maravilhoso que é considerado um dos melhores de todos os tempos.


Ronaldo Martins Lima