Pocket Calculator
Spagna - Call Me

 

"Call Me" é uma música de 1987 gravada pela cantora e compositora italiana Ivana Spagna (nascida em 16 de dezembro de 1954 na cidade de Valeggio sul Mincio, na região de Verona), considerada a Rainha do Italo Disco! Esse foi o segundo single de seu álbum de estréia, "Dedicated to the Moon" que vendeu mais de 500.000 cópias na Europa.

O single alcançou o primeiro lugar na parada européia e alcançou o segundo lugar na Itália e na Inglaterra. Chegou a ocupar o 13º lugar na Billboard Dance Chart dos EUA e também obteve sucesso no Japão e na África do Sul. Chegando a alcançar mais sucesso até do que seu sensacional single de estréia Easy Lady, que embora tenha bombado na Espanha, Itália, Suiça, França, ainda não tinha alcançado com força o mercado inglês e norte-americano.

FICHA

"Spagna - Call Me"
Data de Lançamento:
1987
Estilo: Italo Disco / Technopop

Lado A
01. Call Me - 6:05

Lado B
01. Girl, It's Not The End Of The World - 5:05

Produtores: Larry Pignagnoli, Theo Spagna
Gravadora: CBS

Um ano depois, a versão extended do single, chegou ao 13° lugar na Billboard Hot Dance Club Play (EUA) .

"Call Me" foi lançada no auge da "Italo-Disco" um estilo musical essencialmente feito com sintetizadores e na maioria das vezes cantada em inglês pelos artistas italianos. Uma das principais influências durante este período foi o produtor Giogio Moroder e o surgimento de grupos como Baltimora, Gazebo e Savage garantiram o sucesso desse estilo. O sucesso do Italo Disco foi tão grande que até bandas não italianas acabaram seguindo o estilo, como o próprio Baltimora, Bad Boys Blue, Modern Talking, Laura Branigan (a partir do single que foi produzido por Giorgio Moroder), Trans X, etc.

A música romântica com ritmo dançante fala dessa espera de alguém longe da pessoa amada implorando por uma ligação no meio da noite para afastar a solidão.

Foi um sucesso nas rádios com sua versão original 7" e também nas várias versões remixadas de 12", que tomou conta das pistas da década em todo o mundo. No Brasil não foi diferente, todas as pistas de São Paulo bombavam ao som da Spagna, sucesso forte também em todos os estados da região Sul, chegando até a entrar em coletâneas especiais por aqui na época ao lado de Dead or Alive e Desireless. Para se ter uma idéia do sucesso da Ivana Spagna por aqui, chegou até a sair um 12" no Brasil, o que era uma raridade por aqui, considerando que em toda a década, foram lançados menos de 30 singles 12" por aqui, um feito inédito para artistas italianos, não inédito para a Italo Disco, pois a Sandra com sua maravilhosa Maria Magdalena, música ícone da Italo Disco, já tinha conseguido esse feito! Mas esse single da Spagna, Easy Lady, comentaremos em uma próxima oportunidade, porque essa maravilha também merece uma matéria completa.

A melhor versão 12" é a de 7:22 minutos que começa somente com o sintetizador e após alguns segundos, os outros instrumentos vão sendo incluídos um a um acompanhados de alguns efeitos sonoros. A versão é super dançante embora seja um pouco mais lenta que a original. A mixagem é perfeita e se harmoniza perfeitamente com os vocais.

O vídeo da música foi filmado na cidade de Nottingham na Inglaterra e na boate 'Ritzy', mostrando alguns pontos turísticos como o Castelo Belvoir.

Você pode matar saudades desse e de outros sucessos dos 80 todos os sábados no Projeto Autobahn, a balada que reproduz com fidelidade tudo que tocava nas principais pistas dos anos 80!

E o melhor, Neste sábado o Autobahn se engaja na Campanha Outubro Rosa com Vinho Rosé na faixa e presentes especiais para as meninas com o melhor dos anos 80 na pista mais animada de São Paulo!

Nos vemos lá

Todos juntos na luta contra o câncer de mama!



Ivana Fevereiro