Pocket Calculator
Taco - Puttin on the Ritz

 

"Puttin 'on the Ritz" é uma música escrita pelo letrista russo Irving Berlin (1888/1989). Vale a pena falar um pouco sobre ele... Bem à frente de seu tempo, era autodidata em piano e, supostamente, apenas tocava as teclas pretas.... Ele a redigiu em maio de 1927 e a tornou pública somente em 1929!

Ela foi interpretada, pela primeira vez, por Harry Richman (cantor, ator, dançarino, comediante) no filme musical Puttin 'on the Ritz de 1930. E é uma gíria que significa, mais ou menos: "vista-se com nuita elegância"... Foi inspirada no opulento Ritz Hotel. Feita em versos na forma AABA, foi uma verdadeira revolução rítmica para a época!
FICHA

Taco - Puttin on the Ritz
Data de Lançamento:
1982
Estilo: Technopop

Lado A
01. Puttin' On The Ritz - 6:03

Lado B
01. Livin' In My Dream World - 8:51

Produção: David Parker
Gravadora -RCA

Tanto é que, anos depois, em 1946, foi protagonizada por ninguém menos que Fred Astaire, no filme Blue Skies! Tão marcante que, precisamente, em 1982, Taco viria a homenagear Fred! Em uma versão sensacional! Como? Veremos agora:

Taco Ockerse, filho de holandeses, nasceu na cidade de Jacarta, na Indonésia e foi criado na Alemanha, onde estudou dança e teatro! Isso explica um pouco o seu repertório: composto de canções mais antigas e repletas de movimento...

O padrão rítmico de "Puttin 'on the Ritz" (especialmente no formato 12") é muito complexo e provocante: começa com bateria eletrônica isolada e logo depois os sintetizadores... Um robo... Te levando a caminhar junto com a melodia, te guiando por meio dos compassos... Vocais bem claros, bem colocados, sempre com a afirmação vigorosa da frase título: "Puttin 'on the Ritz"... No meio da música surge o sapateado... (lembram da homenagem a que me referi acima?): em honra do eterno mestre Fred Astaire! Backing vocals que geram um eco muito charmoso, chega a parecer um sussuro... e vai oscilando entre as camadas, diversos tons, que definem a sua complexidade rítmica... Em um momento, nos lembra um desenho animado... em outro, barulho de uma nave espacial.. Uma verdadeira viagem... Uma construção musical magistral... Se você se ater aos toques, perceberá uma leve semelhança com "Another One Bites the Dust" do Queen, bem no meio da versão 12" (extended) dessa maravilhosa obra de arte musical... E, para fechar, passos...

Essa estonteante música integrou o primeiro album de Taco, chamado "After Eight" e foi produzida por David Parker. Ela atingiu um sucesso no mundo todo, chegando à posição No. 4 no Hot 100 da revista Billboard (fazendo Irving Berlin - ainda vivo na época - o mais velho compositor a ter uma de suas composições a entrar no top 10!). E o canal de TV, Vh1, premiou Taco com a 53ª posição da sua lista dos 100 MAIORES one-hit-wonders dos anos 80! Sem falar na certificação pela RIAA por mais de um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos.

Puttin 'on the Ritz é tão irresistível que, até na década de 70, no filme de Mel Brooks: Young Frankenstein (O Jovem Frankenstein), há uma cena em que o Dr. Frankenstein (interpretado pelo nosso querido e inesquecível Gene Wilder) faz um ato de música e dança com o seu monstro, ao som dessa maravilha sonora.

Pura história que será eternamente lembrada!


Damaris Camargo